Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25650
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JacyRodriguesJunior_tcc.pdf810,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desperdício de alimentos em food services : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Rodrigues Junior, Jacy
Orientador(es): Leitão, Fabrício Oliveira
Assunto: Desperdício de alimentos
Food service
Serviço de alimentação
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 12-Out-2020
Referência: RODRIGUES JUNIOR, Jacy. Desperdício de alimentos em food services: uma revisão sistemática da literatura. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho buscou trazer à tona as discussões sobre os estudos já realizados sobre desperdício de alimentos, bem como sua relevância acadêmica, notadamente pela importância que cerca o tema e pelo grande potencial de desperdício que ainda há em todo mundo. Neste trabalho foi dado foco em food services por esse ser um importante setor da economia e por se tratar de um elo que fica à jusante da cadeia e, por definição, lida diretamente com os consumidores. O estudo também buscou situar o Brasil no desenvolvimento desses estudos em contexto mundial, preenchendo a lacuna de pesquisa a respeito do tema, que assim como o restante do mundo tem pouca expressividade de estudos teóricos e empíricos já realizados. O trabalho teve como objetivo geral entender quais são as principais metodologias de estudos sobre desperdício de alimentos em food services e quais as estratégias têm sido adotadas para mitigar este desperdício. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, utilizando o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan(2008), juntamente com o Methodi Ordinatio e a análise de conteúdo. Como principais resultados foi mostrado que a maioria dos estudos sobre desperdício de alimentos são surveys empíricos, qualitativos e quantitativos, com recortes longitudinais. As principais causas do desperdício de alimentos estão ligadas a fatores comportamentais, sociais e de legislação. Os estudos ainda apontam que dentre as melhores alternativas para se mitigar o desperdício de alimentos em food services estão as ações ligadas atividades de gestão dos empresários. As estratégias que estão sendo utilizadas para redução do problema estão relacionadas a aspectos comportamentais, porém, a representatividade das soluções ligadas esses fatores ainda têm baixa expressividade na literatura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.