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Título: A influência do contexto de consumo e da faixa de preço na escolha de cupcakes : uma pesquisa experimental
Autor(es): Dias, Cecília Gayoso de Moura Ernest
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Satisfação do consumidor
Data de apresentação: 2-Jul-2018
Data de publicação: 11-Out-2020
Referência: DIAS, Cecília Gayoso de Moura Ernest. A influência do contexto de consumo e da faixa de preço na escolha de cupcakes: uma pesquisa experimental. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O comportamento do consumidor é um tema muito importante para a atualidade, estudado por diferentes áreas do conhecimento. Uma das vertentes que estuda esse assunto, traz à tona a abordagem comportamental que, por sua vez, é a base para o Modelo da Perspectiva Comportamental, o BPM. O estudo foi realizado levando em consideração o comportamento dos consumidores no mercado de confeitaria, mais especificamente, de cupcakes. O objetivo da pesquisa foi analisar a influência do contexto de consumo e da faixa de preço no volume de cupcakes escolhido pelos consumidores à luz do BPM. Para isso, foi realizado um experimento no qual o contexto de consumo e a faixa de preço foram manipulados. No total, foram 324 questionários válidos respondidos via internet. A análise de dados foi feita por meio da Análise de Covariância (ANCOVA). Os resultados revelaram que o contexto de consumo exerce influência na escolha dos três diferentes tipos de cupcakes analisados. Adicionalmente, a faixa de preço exerceu influência apenas na escolha dos cupcakes sem decoração e com decoração 2D. Para finalizar, a interação entre a faixa de preço e o contexto de consumo afetou diretamente a escolha dos cupcakes sem decoração. O trabalho contribuiu para aumentar os estudos experimentais nacionais no ramo alimentício e também possui contribuição gerencial para os gestores do ramo de confeitaria, panificação e cake design.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
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