Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AfonsoHenriqueDutraManso_tcc.pdf628,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos
Autor(es): Manso, Afonso Henrique Dutra
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Economia compartilhada
E-commerce
Consumidores - comportamento de compra
Entregadores de alimentos por aplicativo
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 11-Out-2020
Referência: MANSO, Afonso Henrique Dutra. Aplicativos de delivery: análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O advento de novas tecnologias aproximou consumidores e empresas. Aplicativos de entrega de delivery tem apresentado crescimento vertiginoso nos últimos anos, e são muitos os que promovem seu uso e ressaltam suas vantagens para seus usuários, sejam eles consumidores ou entregadores. O presente trabalho buscou identificar se tais ganhos realmente ocorreram. Para isso, após identificadas quais variáveis demonstravam maior impacto na percepção de ambos os grupos. Assim temos: tempo, preço e qualidade da entrega para o consumidor e renda e jornada de trabalho para os entregadores. E para melhor mensurar esses supostos ganhos, foi feita uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários com questões de múltipla escolha para cada um dos grupos. Verificou-se para os consumidores que tanto a qualidade da entrega aumentou, em conjunto com redução no preço da mesma. Foi apontado o tempo da entrega como característica, que mais melhorou com o uso de aplicativos. As respostas dos entregadores apontaram aumento do ganho mensal com os aplicativos. Seja ele em conjunto com outro emprego com contrato de trabalho, ou a utilização de vários aplicativos ao mesmo tempo, para maximização de público potencial de entregas. Porém foi informado um aumento do número de entregas e também um aumento da jornada de trabalho que já era extensa e desgastante. Por fim fica a recomendação desta pesquisa para que sejam realizados trabalhos futuros, para entender se houve uma real otimização da rotina de trabalho, quanto ao crescimento do número de entregas e remuneração recebida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.