Título: | Aplicativos de delivery : análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos |
Autor(es): | Manso, Afonso Henrique Dutra |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Economia compartilhada E-commerce Consumidores - comportamento de compra Entregadores de alimentos por aplicativo |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 11-Out-2020 |
Referência: | MANSO, Afonso Henrique Dutra. Aplicativos de delivery: análise da percepção dos consumidores e entregadores sobre seus possíveis impactos positivos. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O advento de novas tecnologias aproximou consumidores e empresas. Aplicativos de
entrega de delivery tem apresentado crescimento vertiginoso nos últimos anos, e são
muitos os que promovem seu uso e ressaltam suas vantagens para seus usuários,
sejam eles consumidores ou entregadores. O presente trabalho buscou identificar se
tais ganhos realmente ocorreram. Para isso, após identificadas quais variáveis
demonstravam maior impacto na percepção de ambos os grupos. Assim temos:
tempo, preço e qualidade da entrega para o consumidor e renda e jornada de trabalho
para os entregadores. E para melhor mensurar esses supostos ganhos, foi feita uma
pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi
realizada através de questionários com questões de múltipla escolha para cada um
dos grupos. Verificou-se para os consumidores que tanto a qualidade da entrega
aumentou, em conjunto com redução no preço da mesma. Foi apontado o tempo da
entrega como característica, que mais melhorou com o uso de aplicativos. As
respostas dos entregadores apontaram aumento do ganho mensal com os aplicativos.
Seja ele em conjunto com outro emprego com contrato de trabalho, ou a utilização de
vários aplicativos ao mesmo tempo, para maximização de público potencial de
entregas. Porém foi informado um aumento do número de entregas e também um
aumento da jornada de trabalho que já era extensa e desgastante. Por fim fica a
recomendação desta pesquisa para que sejam realizados trabalhos futuros, para
entender se houve uma real otimização da rotina de trabalho, quanto ao crescimento
do número de entregas e remuneração recebida. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.