Título: | Programa Saúde na Escola : abordagens educativas com docentes de uma escola pública da região leste do DF |
Autor(es): | Souza, Vanessa de Jesus de |
Orientador(es): | Rodrigues, Viviane Belini |
Coorientador(es): | Correia, Cinthya Vivianne de Souza Rocha |
Assunto: | Programa Saúde na Escola (PSE) Educação alimentar e nutricional Obesidade |
Data de apresentação: | 11-Dez-2019 |
Data de publicação: | 11-Out-2020 |
Referência: | SOUZA, Vanessa de Jesus de. Programa Saúde na Escola: abordagens educativas com docentes de uma escola pública da região leste do DF. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Introdução: A escola é um local propício para formação de opiniões, pois além dos
conhecimentos científicos, têm os conhecimentos pessoais dos alunos, os veiculados pela
mídia e os que advêm com os professores e suas vivências, sendo assim este um ambiente
diferenciado para a promoção de saúde justamente por sua construção de conhecimentos
diversos. No entanto, as ações de educação em saúde no ambiente escolar são centralizados
nos alunos, em especial no ensino fundamental. Diante disso, o presente estudo verificou a
necessidade de incluir os profissionais da educação, não somente como agentes de promoção
à saúde, mas também como um público que deve ser contemplado nas propostas educativas.
Objetivo: Proporcionar ações de saúde e educação alimentar e nutricional (EAN) aos
professores de uma Escola Pública do Ensino Fundamental em Brasília/DF que está inscrita
no Programa saúde na escola (PSE). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa transversal com
metodologia quali-quantitativa. Inicialmente foram identificados as demandas e dúvidas dos
educadores sobre tema nutrição e saúde, bem como foi realizada a avaliação antropométrica
dos mesmos. Do total de 46 professores lecionando, 42 profissionais participaram do estudo e
desta amostra 92,9% (n=39) eram do sexo feminino e 7,1% (n=3) do sexo masculino. Além
disso às principais demanda levantadas foram pôr orientações sobre manejo do stress e
desmistificação de tabus alimentares. Resultados: Constatou-se que 40,5% (N= 17) estavam
com sobrepeso e 19,0% (n=8) com obesidade e 40,5% (n=17) eutróficos, sendo que 59%
(n=23) das mulheres e 66,7% (n=2) dos homens possuem sobrepeso ou obesidade. Com
relação a medida de CC 44,2% amostra apresentou resultados acima do recomendado pela
OMS. Conclusão: Portanto, considerando-se que o programa saúde na escola (PSE) não
aborda como devem ser realizadas as atividades de promoção à saúde e enfrentamento de
obesidade ao público de professores/equipe escolar e o aumento e a mudança no perfil
populacional adulta, verifica-se a importância de dar autonomia aos indivíduos através da
promoção a saúde para que os mesmos possam adquirir práticas de vidas saudável que
impactem, portanto, de forma positiva em sua saúde, servindo como uma prevenção de
doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e ademais situações voltadas a saúde. |
Abstract: | Introduction: A school is a favorable place for the formation of opinions, besides the
scientific knowledge, the students learn, the media transmitted and the ones that learn from
the teachers and the experiences, being thus the differentiated environment for the health
promotion only by its construction of diverse knowledge. However, as health education
actions in the school environment are centered on students, especially in elementary school.
In this case, the present study found the need to include education professionals, not only as
health promotion agents, but also as a public that should be included in educational proposals.
Objective: To provide health actions and food and nutrition education (EAN) to teachers of a
public elementary school in Brasília / DF that is enrolled in the School Health Program
(PSE). Methodology: This is a cross-sectional research with qualitative and quantitative
methodology. Initially, the educators' requests and questions about nutrition and health were
used, as well as an anthropometric evaluation of them. Of the 46 teachers teaching, 42
professionals participated in the study and 92.9% (n = 39) were female and 7.1% (n = 3)
male. In addition, the main demands raised were oriented on stress and demystification of
food taboos. Results: It was found that 40.5% (N = 17) were overweight and 19.0% (n = 8)
were obese and 40.5% (n = 17) were eutrophic, and 59% (n = 23) women and 66.7% (n = 2)
men are overweight or obese. Regarding the measurement of WC 44.2% sample presented
above the results recommended by WHO. Conclusion: Therefore, considering that the school
health program (PSE) does not address how it should be performed as health promotion
activities and coping with obesity in the public of teachers / school staff and increase and
change in the adult population profile, It is verified the importance of autonomy is able to
promote health for the same users to use healthy lifestyle practices that impact, therefore,
positively on health, serving as a prevention of chronic noncommunicable diseases (NCDs)
and other situations favorable health issues. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019. |
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