Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25629
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PamellaKarinnyLeite_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo dos aspectos simbólicos do comer em sociedade : uma análise (auto)biográfica em uma comunidade escolar em Brazlândia/DF
Autor(es): Leite, Pamella Karinny Campina Porto
Orientador(es): Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira
Coorientador(es): Paulino, Juliana Rochet Wirth Chaibub Paulino
Assunto: Alimentação
Cultura
Nutricionistas - formação
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 11-Out-2020
Referência: LEITE, Pamella Karinny Campina Porto. Estudo dos aspectos simbólicos do comer em sociedade: uma análise (auto)biográfica em uma comunidade escolar em Bazlândia/DF. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Percebe-se, no contexto de alimentação e nutrição, a necessidade do entendimento do indivíduo como um ser cultural e que carrega, ao comer, histórias, relações e sensações. Com o propósito de analisar a complexidade do ato de comer em sociedade frente ao paradigma biomédico vigente na formação em saúde, para compreender melhor o papel da alimentação no cotidiano social, buscou-se analisar a história de vida alimentar por meio de narrativas com o recorte autobiográfico. De acordo com Minayo, 2001, a pesquisa qualitativa trabalha com um grau de realidade que não pode ser quantificado. É um universo de significações, aspirações, crenças, valores e atitudes, que contribuem para que se entenda, de maneira integral, o indivíduo e os fenômenos sociais que perpassam o subjetivo. Foi curioso perceber, como os participantes foram relembrando momentos e experiências relacionadas à certas receitas, alimentos e pessoas. Canesqui e Garcia, p. 277, 2005, falam em seu livro que o ato de comer é uma interação entre vários elementos, bem como entre o social e o biológico. "A alimentação foi um dos elementos que contribuíram para gerar identidade, mediante a constatação da diferença" (CANESQUI; GARCIA, p. 141, 2005). Assim sendo, entender a história de vida de cada indivíduo é fundamental para que profissionais de saúde, e agora trago para minha futura profissão, entendam os sentimentos e a subjetividade de cada indivíduo para que possam aprimorar as formas de atendimentos e de relações com pacientes e então colocar os saberes vindos das experiências sociais e de cada narrativa de vida, na objetividade da ciência e vice versa. Ao utilizar do instrumento pedagógico de ensino da (auto)biografia, foi possível perceber, por meio das histórias de vida de cada participante que o ato de se alimentar compreende os vários aspectos da dimensão humana, o político, o econômico, o social, o cultural e o emocional, e que estão diretamente relacionados ao processo de saúde e doença.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.