Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25628
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoPedroDeSouzaAraujo_tcc.pdf280,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Situação do risco sanitário das Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares (UANE) da rede pública do Distrito Federal (DF) : um estudo preliminar
Autor(es): Araújo, João Pedro de Souza Leitão de
Orientador(es): Ginani, Verônica Cortez
Coorientador(es): Cupertino, Alessandra Fabrino Bretas
Assunto: Alimentação escolar
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Alimentos - contaminação
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 8-Out-2020
Referência: ARAÚJO, João Pedro de Souza Leitão de. Situação do risco sanitário das Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares (UANE) da rede pública do Distrito Federal (DF): um estudo preliminar. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O PNAE deve assegurar uma alimentação adequada a todos os alunos da rede pública, respeitando os aspectos higiênico sanitários em cada etapa do processo produtivo, a fim de garantir refeições seguras. O objetivo do trabalho foi avaliar o risco sanitário de Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares (UANE) da rede pública do Distrito federal. A coleta de dados foi realizada em 10 (dez) escolas públicas do distrito federal no período de março a outubro de 2019 com utilização da lista de verificação desenvolvida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), a qual é composta por 99 itens que são divididas em 6 grandes blocos. Para obtenção dos resultados de risco sanitários das escolas foi utilizado o aplicativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A maioria das escolas classificou-se como risco sanitário regular (70%; n= 7) e o restante como risco sanitário alto (30%; n= 3). Entre as pontuações médias de adequação de cada bloco, os únicos que se mostraram com maiores adequações foram o de manipuladores (79,9%) e recebimento (70, 9%). Os demais, blocos edificações e instalações da área de preparo (51,6%), equipamentos para temperatura controlada (39,2%), processos e produções (42,9%) e higienização ambiental (50,5%) contribuam com maiores inadequações. Foi possível observar uma maior quantidade de itens não conformes (47%; n= 490) quando comparado com os conformes (46 %; n= 482) e não se aplica (7 %; n= 77), demonstrando riscos sanitários dentro das UANE. Demonstra- se falhas operacionais em todas as etapas do processo produtivo, e sugere-se uma maior fiscalização dos nutricionistas responsáveis por essas UANE junto às escolas para implementar medidas preventivas e adequá-las à legislação vigente, garantindo assim uma alimentação escolar adequada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Nutrição



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.