Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThaisRibeiroSantiago_tcc.pdf380,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prestação de contas e sua dinâmica nos municípios brasileiros
Autor(es): Santiago, Thais Ribeiro
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Prestação de contas
Municípios (Brasil)
Accountability
Orçamento público
Data de apresentação: 20-Nov-2018
Data de publicação: 5-Out-2020
Referência: SANTIAGO, Thais Ribeiro. Prestação de contas e sua dinâmica nos municípios brasileiros. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender os elementos e as exigências relacionados com a prestação de contas e a sua dinâmica nos municípios brasileiros. Para tratar a questão da pesquisa foi realizada revisão bibliográfica e documental, e em seguida, foram analisados os normativos brasileiros vigentes sobre as exigências comuns a todos os municípios relacionadas ao processo de prestação de contas. A partir da revisão da literatura verificou-se que a legislação brasileira verbaliza o termo accountability como sinônimo da expressão ―prestação de contas, e que esse conceito está em permanente construção e evolução. Quanto aos resultados encontrados, verifica-se que inúmeros normativos acabam sendo publicados na tentativa de solucionar parte dos problemas encontrados, e que da perspectiva municipal os principais entes responsáveis pelo controle externo da prestação de contas dos municípios são os Tribunais de Contas, que auxilia o Poder Legislativo em sua função constitucional de fiscalização. Entre os instrumentos utilizados com o objetivo de facilitar a divulgação e consolidação das diversas exigências contidas na legislação brasileira quanto a informações contábeis, orçamentárias e fiscais, estão Siconfi, MSC, DCA, CDP, Siope, Siops, Siconv, CRP, CADPREV, CAUC, RREO, RGF. Como cada ente municipal possui sua própria legislação, o estudo traz como limitação a dificuldade em estabelecer o número exato da documentação contábil, fiscal ou econômica a serem divulgadas no âmbito municipal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.