Título: | Estudo sobre o perfil e a perspectiva dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB) |
Autor(es): | Brito, Natana de Lima |
Orientador(es): | Niyama, Jorge Katsumi |
Assunto: | Evasão escolar Ciências Contábeis - ensino superior Universidade de Brasília (UnB) - estudantes |
Data de apresentação: | 13-Nov-2018 |
Data de publicação: | 5-Out-2020 |
Referência: | BRITO, Natana de Lima. Estudo sobre o perfil e a perspectiva dos discentes do curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB). 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Nos cursos de Ciências Contábeis do Brasil, têm-se observado altos índices
de evasão escolar. O ensino praticado atualmente nas instituições de ensino não é
mais tão adequado à realidade, uma vez que consiste em um processo estático de
ensino, em que o professor aparece como expositor de ideias e os alunos são meros
receptores dos conteúdos. Foi justamente em decorrência desse fator que se
definiu como objetivo geral do presente trabalho a avaliação da opinião dos alunos
sobre o curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília, bem como os
motivos que levam os alunos a permanecerem no curso. Constatou-se, na pesquisa
de campo realizada, que há certa insatisfação por parte dos alunos quanto a
respeito de alguns pontos do ensino, pois a teoria acaba destoando, e muito, daquilo
que se vê na prática. Averiguou-se que o principal ponto de descontentamento dos
alunos refere-se à grande extensão e inconsistência da grade curricular ofertada;
deixa-se de lado a prática para dar espaço às teorias que já não mais se prestam à
realidade, tornando o curso defasado, o que leva à desistência e também à inserção
de profissionais pouco qualificados no mercado de trabalho. |
Abstract: | In the courses of Accounting Sciences of Brazil, they have high rates of school
dropout. The teaching practiced in educational institutions is no longer so appropriate
to reality, since it consists of a static process of teaching, in which the teacher
appears as an exhibitor of ideas and the students are mere recipients of the
contents. The objective of this course is that students of the general postgraduate
course continue to attend the University of Brasilia. It was found in the field research
carried out that there is a certain dissatisfaction on the part of the student in relation
to some points of teaching, because a theory has just ended, and much, what it sees
in practice. It was found that the main point of indication of the students refers to the
great extent and inconsistency of the curricular degree offered; allows you to perform
a task to get more information on the theories that are no longer performed, making
the course lagged, which leads to a trend and also to become a bit different from the
job market. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.