Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25594
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MateusGarciaDaSilva_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da contabilidade e a visão do micro e pequeno empresário de Águas Claras - DF sobre o profissional contábil
Autor(es): Silva, Mateus Garcia da
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Micro e pequenas empresas
Demonstrações contábeis
Contabilidade gerencial
Data de apresentação: 26-Nov-2018
Data de publicação: 3-Out-2020
Referência: SILVA, Mateus Garcia da. O uso da contabilidade e a visão do micro e pequeno empresário de Águas Claras - DF sobre o profissional contábil. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: De acordo com o SEBRAE, em 2011 as micro e pequenas empresas representavam 27% do Produto interno bruto e quase 70% dos empregos no setor de comércio do Brasil, o que significa que elas tem uma participação importante na economia, porém mesmo diante desse cenário, elas possuem uma alta taxa de mortalidade se comparadas com empresas de outros portes. Uma das maneiras de diminuir a taxa de mortalidade é melhorando a gestão desses empreendimentos, melhoria que pode ser alcançada através da contabilidade. Este trabalho tem como objetivo averiguar como a contabilidade é utilizada nas empresas localizadas na região administrativa de Águas Claras – DF e descobrir qual visão tais empresários possuem sobre o profissional contábil. Foram aplicados 50 questionários em empresas aleatoriamente escolhidas e chegou-se a conclusão que uma boa parte dos empreendedores, apesar de terem uma visão positiva do contador, procuram utilizar a contabilidade apenas para atender exigências fiscais, visto que poucos utilizam consultoria e as demonstrações contábeis de contratação facultativa eram utilizadas apenas por uma minoria dos entrevistados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.