Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariliaCerqueiraSoaresMartinsSouto_tcc.pdf761,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): Souto, Marília Cerqueira Soares Martins
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Educação financeira
Endividamento
Finanças pessoais
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Data de apresentação: 19-Jun-2018
Data de publicação: 3-Out-2020
Referência: SOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A alta oferta de crédito na economia brasileira nos últimos anos impulsionou o consumo dos cidadãos, possibilitando o acesso a bens de consumo, imóveis e automóveis. Entretanto, juntamente com o aumento do consumo, veio o aumento do endividamento dos consumidores brasileiros. Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos das áreas de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília (UnB). Pretende-se com essa análise, avaliar se existe uma influência positiva da educação financeira no comportamento financeiro da amostra analisada. Para atingir o objetivo de pesquisa foi aplicado um questionário adaptado do modelo validado de Flores (2012), o qual foi encaminhado via correio eletrônico, para os elementos da amostra e também publicado em redes sociais. Foram coletadas 177 respostas no total. Com os dados obtidos na pesquisa foi possível concluir que os indivíduos que apresentaram alto nível de conhecimento financeiro, apresentaram também menor tendência a um comportamento de risco e uma menor propensão ao endividamento. Esses dados levam à conclusão de que há uma influência positiva da educação financeira no comportamento financeiro das pessoas componentes da amostra analisada.
Abstract: The high credit supply in Brazil’s economy during the last two decades boosted the consumption of brazilian citizens, allowing access to consumer goods, properties and automobiles. However, along with the increase in consumption, came the increase in indebtedness of brazilian’s consumers. This study aimed to analyze the relationship between financial knowledge and behaviour of students and graduates from the areas of Accounting Sciences, Economics and Business of the University of Brasília (UnB). The purpose of this analysis is to evaluate if there is a positive influence of the financial education on the financial behaviour of the sample. To reach the research’s objective, a questionnaire adapted from the validated Flores’s model (2012) was applied, the quastionnaire was sent via electronic mail to the sample elements and was also published in social networks. A total of 177 responses were collected. With the obtained data it was possible to conclude that the individuals who presented high level of financial knowledge, also presented a lower tendency to risk behaviour and a lower propensity to indebtedness. This leads to the conclusion that there is a positive influence of financial education on the financial behaviour of the sample analyzed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.