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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorSouto, Marília Cerqueira Soares Martins-
dc.identifier.citationSOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA alta oferta de crédito na economia brasileira nos últimos anos impulsionou o consumo dos cidadãos, possibilitando o acesso a bens de consumo, imóveis e automóveis. Entretanto, juntamente com o aumento do consumo, veio o aumento do endividamento dos consumidores brasileiros. Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos das áreas de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília (UnB). Pretende-se com essa análise, avaliar se existe uma influência positiva da educação financeira no comportamento financeiro da amostra analisada. Para atingir o objetivo de pesquisa foi aplicado um questionário adaptado do modelo validado de Flores (2012), o qual foi encaminhado via correio eletrônico, para os elementos da amostra e também publicado em redes sociais. Foram coletadas 177 respostas no total. Com os dados obtidos na pesquisa foi possível concluir que os indivíduos que apresentaram alto nível de conhecimento financeiro, apresentaram também menor tendência a um comportamento de risco e uma menor propensão ao endividamento. Esses dados levam à conclusão de que há uma influência positiva da educação financeira no comportamento financeiro das pessoas componentes da amostra analisada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordEndividamentopt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - estudantespt_BR
dc.titleInfluência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-03T14:00:32Z-
dc.date.available2020-10-03T14:00:32Z-
dc.date.submitted2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25593-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The high credit supply in Brazil’s economy during the last two decades boosted the consumption of brazilian citizens, allowing access to consumer goods, properties and automobiles. However, along with the increase in consumption, came the increase in indebtedness of brazilian’s consumers. This study aimed to analyze the relationship between financial knowledge and behaviour of students and graduates from the areas of Accounting Sciences, Economics and Business of the University of Brasília (UnB). The purpose of this analysis is to evaluate if there is a positive influence of the financial education on the financial behaviour of the sample. To reach the research’s objective, a questionnaire adapted from the validated Flores’s model (2012) was applied, the quastionnaire was sent via electronic mail to the sample elements and was also published in social networks. A total of 177 responses were collected. With the obtained data it was possible to conclude that the individuals who presented high level of financial knowledge, also presented a lower tendency to risk behaviour and a lower propensity to indebtedness. This leads to the conclusion that there is a positive influence of financial education on the financial behaviour of the sample analyzed.pt_BR
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