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Título: Gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação : melhores práticas na contratação de serviços de TI na administração pública
Autor(es): Freitas, Monnaly Pereira Carneiro de
Orientador(es): Viana, Oscar Henrique Carvalho de Velloso
Assunto: Tecnologia da informação
Administração pública
Administração de projetos
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: FREITAS, Monnaly Pereira Carneiro de. Gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação: melhores práticas na contratação de serviços de TI na administração pública. 2011. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Conforme a evolução das teorias administrativas, a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, com o objetivo de alcançar melhores resultados, melhores rendimentos dos seus recursos com capacitação técnica e conceitual, contribuiu para o aumento da adesão de muitas dessas organizações aos novos modelos de administração através do que a história nos conta com a abordagem clássica da administração. Nesse contexto, o papel do gerenciamento de projetos agrega valor aos processos de negócios, já a tecnologia da informação (TI) e a eventual necessidade de contratação de serviços associados a ela, deixam de ser um mal necessário e mostram o seu real valor na visão das organizações. A falta de visão do negócio e de conhecimento sobre a organização pode acarretar na adoção de medidas adicionais na tentativa de alcançar uma solução, podendo acarretar em perda da competitividade, da qualidade e da sua própria capacidade de sobrevivência da organização. A solução para todos esses problemas pode estar na identificação das reais necessidades da organização, a sua correta utilização e a adequada aplicação de novos conceitos, ferramentas e tecnologias. O objetivo deste trabalho será o de apresentar as melhores práticas para uma organização pública realizar a contratação de serviços de tecnologia da informação (TI), proporcionandolhes benefícios nas suas áreas estratégicas, gerenciais e operacionais. Para a realização do trabalho, foram utilizadas técnicas de investigação bibliográfica, pesquisas de fontes de revistas eletrônicas em sítios da internet relacionadas ao tema, livros de acordo com o tema escolhido, Scielo, biblioteca da Universidade de Brasília e pesquisas em artigos e outros sítios da internet, bem como, a utilização de pesquisa qualitativa. Como resultado, foram verificados alguns aspectos sobre a contratação de serviços de TI, nas organizações públicas; também foram identificadas a utilização de metodologias modernas que facilitam a implementação desse gerenciamento de projetos de TI; foram levantadas, também, práticas atuais para as organizações realizarem a terceirização de serviços de TI; foram apresentadas, ainda, algumas propostas de utilização de instruções normativas, emanadas por órgãos do próprio governo, em benefício das organizações que forem realizar contratações na área da TI; e, por fim, foram apresentadas as melhores práticas para uma organização pública realizar a contratação de serviços de tecnologia da informação (TI), proporcionando-lhes benefícios nas suas áreas estratégicas, gerenciais e operacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2558
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