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Título: O exercício profissional do assistente social na assistência estudantil
Autor(es): Santos, Taís Souza
Orientador(es): Santos, Carolina Cassia Batista
Assunto: Assistência estudantil
Ensino superior
Assistentes sociais - prática profissional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 2-Out-2020
Referência: SANTOS, Taís Souza. O exercício profissional do assistente social na assistência estudantil. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília 2017.
Resumo: O presente trabalho trata do exercício profissional do assistente social na Educação Superior, na perspectiva de delinear a centralidade desta atuação na política de assistência estudantil, executada no âmbito das universidades federais. Com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), houve um significativo aumento de profissionais do Serviço Social nas universidades. Pressupõe-se que essa ampliação poderá proporcionar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, um atendimento que considere a totalidade social, sob a perspectiva de garantia de direitos. Assim, o nosso objetivo é analisar o exercício profissional do assistente social no âmbito da política de assistência estudantil nas Universidades Federais, a partir da implementação do Decreto Nº 7.234/2010 que dispõe sobre o PNAES. O trabalho tem como enfoque uma abordagem qualitativa, utilizando-se para compreensão do exercício profissional o método de análise de conteúdo, tendo como foco principal o estudo de três dissertações de mestrado, selecionadas com base nos trabalhos em que as autoras estudaram o seu campo de atuação. Através da análise das pesquisas escolhidas, percebe-se a importância do assistente social na execução das ações de assistência estudantil, visto que se trata de um profissional que possui bases, teórica e prática, que fundamentam a sua ação. Dessa forma, entendemos que para a inclusão e permanência de estudantes socioeconomicamente vulneráveis na universidade, precisamos da oferta de políticas públicas que visem a redução das desigualdades sociais impregnadas na sociedade, bem como profissionais – dentre estes os assistentes sociais – comprometidos para a efetivação de direitos.
Abstract: The present work deals with the professional practice of the social worker in Higher Education, in order to delineate the centrality of this action in the student assistance policy, carried out within federal universities. With the implementation of the Program to Support Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI) and the National Student Assistance Program (PNAES), there was a significant increase of these professionals in the universities. It is assumed that this expansion may provide students, in situations of socioeconomic vulnerability, a service that considers the social totality, from the perspective of guaranteeing rights. Thus, our objective is to analyze the professional practice of the social worker within the scope of the student assistance policy in the Federal Universities, as of the implementation of Decree Nº 7.234 / 2010 that provides for the PNAES. The work focuses on a qualitative approach, using the content analysis method to understand the professional practice, having as main focus the study of three master's dissertations, selected based on the works in which the authors studied their field of action. Through the analysis of the chosen researches, we can see the importance of the social worker in the execution of the student assistance actions, since it is a professional that has theoretical and practical bases, which base their action. In this way, we understand that for the inclusion and permanence of socioeconomically vulnerable students in the university, we need the provision of public policies aimed at reducing social inequalities impregnated in society, as well as professionals - among them social workers - committed to the realization of rights.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
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