Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Carolina Cassia Batista | - |
dc.contributor.author | Santos, Taís Souza | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Taís Souza. O exercício profissional do assistente social na assistência estudantil. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata do exercício profissional do assistente social na Educação Superior,
na perspectiva de delinear a centralidade desta atuação na política de assistência estudantil,
executada no âmbito das universidades federais. Com a implementação do Programa de
Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e do
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), houve um significativo aumento de
profissionais do Serviço Social nas universidades. Pressupõe-se que essa ampliação poderá
proporcionar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, um atendimento
que considere a totalidade social, sob a perspectiva de garantia de direitos. Assim, o nosso
objetivo é analisar o exercício profissional do assistente social no âmbito da política de
assistência estudantil nas Universidades Federais, a partir da implementação do Decreto Nº
7.234/2010 que dispõe sobre o PNAES. O trabalho tem como enfoque uma abordagem
qualitativa, utilizando-se para compreensão do exercício profissional o método de análise de
conteúdo, tendo como foco principal o estudo de três dissertações de mestrado, selecionadas
com base nos trabalhos em que as autoras estudaram o seu campo de atuação. Através da
análise das pesquisas escolhidas, percebe-se a importância do assistente social na execução
das ações de assistência estudantil, visto que se trata de um profissional que possui bases,
teórica e prática, que fundamentam a sua ação. Dessa forma, entendemos que para a inclusão
e permanência de estudantes socioeconomicamente vulneráveis na universidade, precisamos
da oferta de políticas públicas que visem a redução das desigualdades sociais impregnadas na
sociedade, bem como profissionais – dentre estes os assistentes sociais – comprometidos para
a efetivação de direitos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistentes sociais - prática profissional | pt_BR |
dc.title | O exercício profissional do assistente social na assistência estudantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-02T13:47:48Z | - |
dc.date.available | 2020-10-02T13:47:48Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25575 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work deals with the professional practice of the social worker in Higher
Education, in order to delineate the centrality of this action in the student assistance policy,
carried out within federal universities. With the implementation of the Program to Support
Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI) and the National Student
Assistance Program (PNAES), there was a significant increase of these professionals in the
universities. It is assumed that this expansion may provide students, in situations of
socioeconomic vulnerability, a service that considers the social totality, from the perspective
of guaranteeing rights. Thus, our objective is to analyze the professional practice of the social
worker within the scope of the student assistance policy in the Federal Universities, as of the
implementation of Decree Nº 7.234 / 2010 that provides for the PNAES. The work focuses on
a qualitative approach, using the content analysis method to understand the professional
practice, having as main focus the study of three master's dissertations, selected based on the
works in which the authors studied their field of action. Through the analysis of the chosen
researches, we can see the importance of the social worker in the execution of the student
assistance actions, since it is a professional that has theoretical and practical bases, which base
their action. In this way, we understand that for the inclusion and permanence of
socioeconomically vulnerable students in the university, we need the provision of public
policies aimed at reducing social inequalities impregnated in society, as well as professionals
- among them social workers - committed to the realization of rights. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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