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Título: Evasão escolar : uma análise sobre a frequência de estudantes vinculados ao programa Bolsa Família no Distrito Federal 2014 – 2017
Autor(es): Reis, Jales Renan Silva
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Evasão escolar
Programas sociais
Política de Assistência Social
Serviço social com crianças
Serviço social com adolescentes
Desigualdade social
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 2-Out-2020
Referência: REIS, Jales Renan Silva. Evasão escolar: uma análise sobre a frequência de estudantes vinculados ao programa Bolsa Família no Distrito Federal 2014 – 2017. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo analisa os fatores que levaram estudantes de 6 a 17 anos de idade, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), entre os anos de 2014 a 2017, a configurarem a estatística de alunos com baixa frequência escolar, caracterizando o descumprimento das condicionalidades exigidas para a manutenção do benefício garantido mensalmente às famílias cadastradas na região do Distrito Federal e de que forma o Serviço Social na educação pode contribuir no processo interventivo para redução dos índices destacados. Aponta também as estatísticas das condicionalidades que não configuram o descumprimento, a fim de problematizar a evasão escolar à luz da aplicabilidade das políticas públicas existentes sobre o assunto. Apresenta a relação entre o Serviço Social e a Educação no que diz respeito às formas que o Assistente Social pode contribuir para a redução de índices de evasão e fracasso escolar, fortalecendo o elo entre as famílias e a escola. Para isso, analisa dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) referentes ao acompanhamento realizado e registrado bimestralmente pelas escolas, gerando um banco de dados anual sobre os motivos da baixa frequência escolar com suas respectivas subcategorias. Conclui que as hipóteses iniciais referentes ao motivo da baixa frequência dos estudantes foram parcialmente refutadas, pois não haveria uma hipótese mais evidente e sim um conjunto de elementos decisivos quanto à questão, por ser a relação entre pobreza e educação multideterminada. Além disso, sobreleva o fato que a condicionalidade existente para o recebimento do benefício pelas famílias não garante efetivamente a permanência do estudante na escola, uma vez que os motivos trazidos pela análise são, em suma, representados por um conjunto de fatores sociais. Por fim, aponta fundamentos que merecem ser observados por órgãos responsáveis no acompanhamento das estatísticas, pelas famílias e demais setores relacionados à implementação de políticas públicas que visem a melhoria dos índices analisados, destacando o papel do Serviço Social nessa área.
Abstract: The present study analyzes the factors that led students from 6 to 17 years old, beneficiaries of the Bolsa Familia Program (PBF), between the years 2014 to 2017, to configure the statistics of students with low school attendance, characterizing the noncompliance with conditionalities required for the maintenance of the monthly guaranteed benefit to families registered in the Federal District and how Social Service in education can contribute to the intervention process to reduce the outstanding indices. It also points out the statistics of conditionalities that do not constitute noncompliance, in order to problematize school dropout in light of the applicability of existing Public Policies on the subject. It presents the relationship between Social Work and Education in terms of ways that the Social Worker can contribute to the reduction of dropout rates and school failure, strengthening the link between families and school. For that, it analyzes statistical data made available by the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) regarding the monitoring carried out and registered bimonthly by the schools, generating an annual database on the reasons of low school attendance with their respective subcategories. It concludes that the initial hypotheses regarding the reason for the students' low attendance were partially refuted, since there would be no more evident hypothesis but a set of decisive elements on the question, since it is the relation between poverty and multidetermined education. Moreover, it surprises the fact that the existing conditionality for the receipt of the benefit by the families does not effectively guarantee the permanence of the student in the school, since the motives brought by the analysis are, in short, represented by a set of social factors. Finally, it points out the fundamentals that deserve to be observed by agencies responsible for the monitoring of statistics, by families and other sectors related to the implementation of Public Policies aimed at improving the indexes analyzed, highlighting the role of Social Service in this area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
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