Título: | Evasão escolar : uma análise sobre a frequência de estudantes vinculados ao programa Bolsa Família no Distrito Federal 2014 – 2017 |
Autor(es): | Reis, Jales Renan Silva |
Orientador(es): | Yannoulas, Silvia Cristina |
Assunto: | Evasão escolar Programas sociais Política de Assistência Social Serviço social com crianças Serviço social com adolescentes Desigualdade social |
Data de apresentação: | 30-Nov-2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2020 |
Referência: | REIS, Jales Renan Silva. Evasão escolar: uma análise sobre a frequência de estudantes vinculados ao programa Bolsa Família no Distrito Federal 2014 – 2017. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente estudo analisa os fatores que levaram estudantes de 6 a 17 anos de idade,
beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), entre os anos de 2014 a 2017, a configurarem
a estatística de alunos com baixa frequência escolar, caracterizando o descumprimento das
condicionalidades exigidas para a manutenção do benefício garantido mensalmente às famílias
cadastradas na região do Distrito Federal e de que forma o Serviço Social na educação pode
contribuir no processo interventivo para redução dos índices destacados. Aponta também as
estatísticas das condicionalidades que não configuram o descumprimento, a fim de
problematizar a evasão escolar à luz da aplicabilidade das políticas públicas existentes sobre o
assunto. Apresenta a relação entre o Serviço Social e a Educação no que diz respeito às formas
que o Assistente Social pode contribuir para a redução de índices de evasão e fracasso escolar,
fortalecendo o elo entre as famílias e a escola. Para isso, analisa dados estatísticos
disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) referentes
ao acompanhamento realizado e registrado bimestralmente pelas escolas, gerando um banco de
dados anual sobre os motivos da baixa frequência escolar com suas respectivas subcategorias.
Conclui que as hipóteses iniciais referentes ao motivo da baixa frequência dos estudantes foram
parcialmente refutadas, pois não haveria uma hipótese mais evidente e sim um conjunto de
elementos decisivos quanto à questão, por ser a relação entre pobreza e educação
multideterminada. Além disso, sobreleva o fato que a condicionalidade existente para o
recebimento do benefício pelas famílias não garante efetivamente a permanência do estudante
na escola, uma vez que os motivos trazidos pela análise são, em suma, representados por um
conjunto de fatores sociais. Por fim, aponta fundamentos que merecem ser observados por
órgãos responsáveis no acompanhamento das estatísticas, pelas famílias e demais setores
relacionados à implementação de políticas públicas que visem a melhoria dos índices
analisados, destacando o papel do Serviço Social nessa área. |
Abstract: | The present study analyzes the factors that led students from 6 to 17 years old, beneficiaries of
the Bolsa Familia Program (PBF), between the years 2014 to 2017, to configure the statistics
of students with low school attendance, characterizing the noncompliance with conditionalities
required for the maintenance of the monthly guaranteed benefit to families registered in the
Federal District and how Social Service in education can contribute to the intervention process
to reduce the outstanding indices. It also points out the statistics of conditionalities that do not
constitute noncompliance, in order to problematize school dropout in light of the applicability
of existing Public Policies on the subject. It presents the relationship between Social Work and
Education in terms of ways that the Social Worker can contribute to the reduction of dropout
rates and school failure, strengthening the link between families and school. For that, it analyzes
statistical data made available by the State Department of Education of the Federal District
(SEEDF) regarding the monitoring carried out and registered bimonthly by the schools,
generating an annual database on the reasons of low school attendance with their respective
subcategories. It concludes that the initial hypotheses regarding the reason for the students' low
attendance were partially refuted, since there would be no more evident hypothesis but a set of
decisive elements on the question, since it is the relation between poverty and multidetermined
education. Moreover, it surprises the fact that the existing conditionality for the receipt of the
benefit by the families does not effectively guarantee the permanence of the student in the
school, since the motives brought by the analysis are, in short, represented by a set of social
factors. Finally, it points out the fundamentals that deserve to be observed by agencies
responsible for the monitoring of statistics, by families and other sectors related to the
implementation of Public Policies aimed at improving the indexes analyzed, highlighting the
role of Social Service in this area. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.