Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarienedeSousaAraujo.pdf651,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implicação do diagnóstico tardio no processo de ensino aprendizagem para os alunos com dislexia
Autor(es): Araújo, Mariene de Sousa
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Dislexia
Alfabetização
Educação inclusiva
Professores e alunos
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 23-Jan-2012
Referência: ARAÚJO, Mariene de Sousa. Implicação do diagnóstico tardio no processo de ensino aprendizagem para os alunos com dislexia. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo com o tema “Implicação do Diagnóstico Tardio no Processo de Ensino Aprendizagem para os Alunos com Dislexia”, teve como objetivo geral refletir sobre o processo de alfabetização de crianças disléxicas a partir das crenças e valores de professores da rede pública do Distrito Federal. Por meio de pesquisa qualitativa, foi utilizado a entrevista semi-estruturada como instrumento de investigação. Os sujeitos participantes da entrevista foram: uma professora regente, uma orientadora, uma professora da sala de recursos e três crianças com Dislexia. Desse estudo obtiveram-se as seguintes contribuições: observa-se, nos resultados, que não há parceria entre o professor regente com o professor da sala de recurso e o orientador no processo de investigação da necessidade de um possível diagnóstico, apesar do professor da sala de recurso e orientador afirmarem participar. Os resultados, também mostram que, segundo a professora regente, o método de alfabetização utilizado pela mesma logra êxito a partir de grupos áulicos e as estratégias utilizadas envolvem pesquisa, planejamento particularizado, diversidade de ações na escrita e leitura, valorização da autoestima através de teatro e esporte, atividades lúdicas, interação, salas amplas e arejadas para tornar o ambiente alfabetizador e dinâmico. Para a orientadora a forma ideal de se trabalhar envolve respeitar os limites e potencialidades dos alunos. Vale ressaltar a necessidade de uma adaptação curricular, segundo a professora regente, com o orientador, a professora da sala de recursos e os pais. Em relação da percepção do professor com seu aluno com dislexia, os resultados mostram que o professor vê seus alunos como crianças comprometidas preocupadas com seu aprender, mas com rendimento ínfimo, o que as deixam angustiadas, agitadas, nervosas, envergonhadas e tímidas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons