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dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorAraújo, Mariene de Sousa-
dc.identifier.citationARAÚJO, Mariene de Sousa. Implicação do diagnóstico tardio no processo de ensino aprendizagem para os alunos com dislexia. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo com o tema “Implicação do Diagnóstico Tardio no Processo de Ensino Aprendizagem para os Alunos com Dislexia”, teve como objetivo geral refletir sobre o processo de alfabetização de crianças disléxicas a partir das crenças e valores de professores da rede pública do Distrito Federal. Por meio de pesquisa qualitativa, foi utilizado a entrevista semi-estruturada como instrumento de investigação. Os sujeitos participantes da entrevista foram: uma professora regente, uma orientadora, uma professora da sala de recursos e três crianças com Dislexia. Desse estudo obtiveram-se as seguintes contribuições: observa-se, nos resultados, que não há parceria entre o professor regente com o professor da sala de recurso e o orientador no processo de investigação da necessidade de um possível diagnóstico, apesar do professor da sala de recurso e orientador afirmarem participar. Os resultados, também mostram que, segundo a professora regente, o método de alfabetização utilizado pela mesma logra êxito a partir de grupos áulicos e as estratégias utilizadas envolvem pesquisa, planejamento particularizado, diversidade de ações na escrita e leitura, valorização da autoestima através de teatro e esporte, atividades lúdicas, interação, salas amplas e arejadas para tornar o ambiente alfabetizador e dinâmico. Para a orientadora a forma ideal de se trabalhar envolve respeitar os limites e potencialidades dos alunos. Vale ressaltar a necessidade de uma adaptação curricular, segundo a professora regente, com o orientador, a professora da sala de recursos e os pais. Em relação da percepção do professor com seu aluno com dislexia, os resultados mostram que o professor vê seus alunos como crianças comprometidas preocupadas com seu aprender, mas com rendimento ínfimo, o que as deixam angustiadas, agitadas, nervosas, envergonhadas e tímidas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDislexiaen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.titleImplicação do diagnóstico tardio no processo de ensino aprendizagem para os alunos com dislexiaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-23T15:25:54Z-
dc.date.available2012-01-23T15:25:54Z-
dc.date.issued2012-01-23T15:25:54Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2557-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2557pt_BR
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