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Título: O trabalho do assistente social e suas competências para o enfrentamento do racismo no espaço escolar
Autor(es): Cantanhêde, Francitânia
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Racismo
Escolas - racismo
Escolas - função social
Assistentes sociais - prática profissional
Relações étnico-raciais
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Out-2020
Referência: CATANHÊDE, Francitânia. O trabalho do assistente social e suas competências para o enfrentamento do racismo no espaço escolar. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo compreender como a presença do assistente social pode contribuir para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Para tanto, abordamos a temática em 3 momentos: 1. A história do racismo no Brasil e no ambiente escolar, analisando as consequências das manifestações racistas no cotidiano escolar dos alunos negros. 2. A relação do assistente social com a escola e o profissional da educação dentro do espaço escolar, no enfrentamento do racismo, na perspectiva de uma educação mais igualitária. 3. A importância da implementação da Lei 10.639/03 e a análise da educação das relações etnicorraciais, discutindo o preparo dos educadores no combate do racismo e qualquer forma de discriminação no âmbito escolar. Nessa pesquisa destaca-se a importância de haver profissionais qualificados para mediar e compreender as ações racistas acontecidos na escola, para se pensar em uma educação que promova a igualdade e que a temática etnicorracial seja amplificada no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou que a inserção do assistente social no espaço escolar facilitaria o enfrentamento das diversas formas de atos discriminatórios, preconceitos e racimo no espaço educacional.
Abstract: This study aims to investigate how the absence of a social worker can preclude the confrontation of racism at the school environment. In order to do so, we tackle the subject at 3 historical moments. 1. The history of racism in Brazil and in the school environment, analyzing the consequences of racist practices in the everyday school life of black students. 2. The relationship between the social worker and educators in the school environment, facing racism so as to provide more egalitariam education opportunities. 3. The importance of the implementation of law 10.639/03 and the analysis of education in ethnic-racial relations, analyzing the lack of preparation on the part of educators in the fight against racism and any form of discrimination in the school environment. This study highlights the importance of qualified professionals to mediate and understand racist practices in schools, to have more egalitarian education and to intensify the ethic-racial debate in schools. The study revealed that the presence of a social worker in schools would facilitate the fight against each and every form of discrimination, prejudice and racism in school settings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018
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