Título: | O trabalho do assistente social e suas competências para o enfrentamento do racismo no espaço escolar |
Autor(es): | Cantanhêde, Francitânia |
Orientador(es): | Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira |
Assunto: | Racismo Escolas - racismo Escolas - função social Assistentes sociais - prática profissional Relações étnico-raciais |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 1-Out-2020 |
Referência: | CATANHÊDE, Francitânia. O trabalho do assistente social e suas competências para o
enfrentamento do racismo no espaço escolar. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo compreender como a presença do assistente social
pode contribuir para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Para tanto,
abordamos a temática em 3 momentos: 1. A história do racismo no Brasil e no
ambiente escolar, analisando as consequências das manifestações racistas no
cotidiano escolar dos alunos negros. 2. A relação do assistente social com a escola e
o profissional da educação dentro do espaço escolar, no enfrentamento do racismo, na
perspectiva de uma educação mais igualitária. 3. A importância da implementação da
Lei 10.639/03 e a análise da educação das relações etnicorraciais, discutindo o
preparo dos educadores no combate do racismo e qualquer forma de discriminação no
âmbito escolar. Nessa pesquisa destaca-se a importância de haver profissionais
qualificados para mediar e compreender as ações racistas acontecidos na escola, para
se pensar em uma educação que promova a igualdade e que a temática etnicorracial
seja amplificada no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou que a inserção do
assistente social no espaço escolar facilitaria o enfrentamento das diversas formas de
atos discriminatórios, preconceitos e racimo no espaço educacional. |
Abstract: | This study aims to investigate how the absence of a social worker can preclude
the confrontation of racism at the school environment. In order to do so, we tackle the
subject at 3 historical moments. 1. The history of racism in Brazil and in the school
environment, analyzing the consequences of racist practices in the everyday school life
of black students. 2. The relationship between the social worker and educators in the
school environment, facing racism so as to provide more egalitariam education
opportunities. 3. The importance of the implementation of law 10.639/03 and the
analysis of education in ethnic-racial relations, analyzing the lack of preparation on the
part of educators in the fight against racism and any form of discrimination in the school
environment. This study highlights the importance of qualified professionals to mediate
and understand racist practices in schools, to have more egalitarian education and to
intensify the ethic-racial debate in schools. The study revealed that the presence of a
social worker in schools would facilitate the fight against each and every form of
discrimination, prejudice and racism in school settings. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.