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dc.contributor.advisorOrtegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.authorCantanhêde, Francitânia-
dc.identifier.citationCATANHÊDE, Francitânia. O trabalho do assistente social e suas competências para o enfrentamento do racismo no espaço escolar. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem por objetivo compreender como a presença do assistente social pode contribuir para o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Para tanto, abordamos a temática em 3 momentos: 1. A história do racismo no Brasil e no ambiente escolar, analisando as consequências das manifestações racistas no cotidiano escolar dos alunos negros. 2. A relação do assistente social com a escola e o profissional da educação dentro do espaço escolar, no enfrentamento do racismo, na perspectiva de uma educação mais igualitária. 3. A importância da implementação da Lei 10.639/03 e a análise da educação das relações etnicorraciais, discutindo o preparo dos educadores no combate do racismo e qualquer forma de discriminação no âmbito escolar. Nessa pesquisa destaca-se a importância de haver profissionais qualificados para mediar e compreender as ações racistas acontecidos na escola, para se pensar em uma educação que promova a igualdade e que a temática etnicorracial seja amplificada no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou que a inserção do assistente social no espaço escolar facilitaria o enfrentamento das diversas formas de atos discriminatórios, preconceitos e racimo no espaço educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - racismopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - função socialpt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleO trabalho do assistente social e suas competências para o enfrentamento do racismo no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T21:20:45Z-
dc.date.available2020-10-01T21:20:45Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25566-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to investigate how the absence of a social worker can preclude the confrontation of racism at the school environment. In order to do so, we tackle the subject at 3 historical moments. 1. The history of racism in Brazil and in the school environment, analyzing the consequences of racist practices in the everyday school life of black students. 2. The relationship between the social worker and educators in the school environment, facing racism so as to provide more egalitariam education opportunities. 3. The importance of the implementation of law 10.639/03 and the analysis of education in ethnic-racial relations, analyzing the lack of preparation on the part of educators in the fight against racism and any form of discrimination in the school environment. This study highlights the importance of qualified professionals to mediate and understand racist practices in schools, to have more egalitarian education and to intensify the ethic-racial debate in schools. The study revealed that the presence of a social worker in schools would facilitate the fight against each and every form of discrimination, prejudice and racism in school settings.pt_BR
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