Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25565
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FernandaBorgesRodrigues_tcc.pdf510,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho, desgaste mental e serviço social : uma análise dos processos de adoecimento das/dos assistentes sociais
Autor(es): Rodrigues, Fernanda Borges
Orientador(es): Vieira, Karen Santana de Almeida
Assunto: Serviço social
Assistentes sociais - prática profissional
Trabalho - aspectos psicológicos
Adoecimento mental
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 1-Out-2020
Referência: RODRIGUES, Fernanda Borges. Trabalho, desgaste mental e serviço social: uma análise dos processos de adoecimento das/dos assistentes sociais. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a partir da revisão da literatura do Serviço Social, os processos de trabalho das/dos assistentes sociais enquanto trabalhadoras/es assalariadas/os, inseridas/os na divisão sócio técnica e sexual do trabalho na dinâmica do capitalismo contemporâneo, de intensificação e precarização do trabalho, no enfrentamento às expressões da questão social e, como esses processos incidem no quadro de adoecimento, de sofrimento e de desgaste mental das/dos assistentes sociais. O capitalismo pós reestruturação produtiva sob o toyotismo e sob a égide neoliberal encravou uma série de transformações no mundo do trabalho e nas políticas sociais, o que alterou significativamente o conteúdo do trabalho na cena contemporânea, tornando-o precarizado e flexibilizado. Esse processo tem reverberado na saúde da classe trabalhadora de forma negativa gerando adoecimento e desgaste físico e mental. Nesse sentido, este estudo se construiu na direção da análise das correlações entre a precarização e a intensificação das condições de trabalho das/dos assistentes sociais nos diversos espaços sócio-ocupacionais em que se inserem e as reverberações na saúde física e mental dessas/es trabalhadoras/es. Este trabalho consubstancia-se em uma investigação quantiqualitativa de dados secundários, e por meio da revisão de bibliografias fundadas na tradição do método histórico-dialético acerca dos processamentos do trabalho na contemporaneidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.