Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25563
Título: | Desafios da superação da cultura menorista no atendimento à crianças e adolescentes no Distrito Federal |
Autor(es): | Matos, Débora de Souza |
Orientador(es): | Santos, Marlene de Jesus Silva |
Assunto: | Adolescentes infratores Medidas socioeducativas Crianças - assistência em instituições |
Data de apresentação: | 29-Nov-2018 |
Data de publicação: | 1-Out-2020 |
Referência: | MATOS, Débora de Souza. Desafios da superação da cultura menorista no atendimento à crianças e adolescentes no Distrito Federal. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso analisa historicamente a construção do atendimento aos
adolescentes em conflito com a lei no Brasil e a prática desenvolvida pelos executores de
medidas socioeducativas ao longo das décadas. Foi desenvolvido com o objetivo de identificar
dificuldades de implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo na
execução das Medidas Socioeducativas analisando a realidade do Distrito Federal. Procurou-se
demonstrar as contradições entre a teoria e a prática, entre as legislações que tratam do tema e
como é a execução da medida socioeducativa nas unidades socioeducativas. Por fim,
apresentamos estratégias para transformar a prática dos executores de medidas socioeducativas
para que o Sistema Socioeducativo possa de fato promover direitos e transformar a vida dos
adolescentes em conflito com a lei. |
Abstract: | This undergraduate thesis analyzes analyzes historically the construction of care for teenagers
in conflict with the law in Brazil and the practice developed by the executors of socioeducational measures throughout the decades. It was developed with the objective of identifying
difficulties on the implementation of the National Socio-Educational Assistance System in the
execution of Socio-educational Measures, observing the reality in the Federal District. It was
tried to demonstrate the contradictions between theory and practice, between the legislation that
deals with the theme and how is the execution of the socio-educational measure in the socioeducational facilities. Finally, we present strategies to transform the practice of socioeducational implementers so that the Socio-Educational System can in fact promote rights and
transform the lives of adolescents in conflict with the law. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.