Título: | Política educacional e o exercício profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília : um olhar sobre o Campus de São Sebastião |
Autor(es): | Bastos, Djeany Thalyta dos Santos |
Orientador(es): | Monteiro, Simone Borges Simão |
Assunto: | Ensino profissional Educação Instituto Federal de Brasília (IFB) Assistência estudantil |
Data de apresentação: | 4-Jul-2018 |
Data de publicação: | 1-Out-2020 |
Referência: | BASTOS, Djeany Thalyta dos Santos. Política educacional e o exercício profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília: um olhar sobre o Campus de São Sebastião. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Política Educacional e o Exercício
Profissional do Assistente Social no Instituto Federal de Brasília: Um olhar sobre o Campus
de São Sebastião” traz primeiramente uma análise do contexto da Educação no Brasil com
enfoque na ampliação do Ensino Profissionalizante. Após, são apresentados os Institutos
Federais de Brasília e o exercício profissional dos(a) Assistentes Sociais quanto categoria de
luta em consolidação dos direitos previstos pela Política de Assistência Estudantil e Inclusão
Social das Instituições. Fazendo um recorte ao fim sobre o Campus do IFB em São Sebastião
por meio de um olhar particular pelo vivencia do estágio obrigatório cumprido na Instituição,
bem como um contexto da cidade enquanto território do Distrito Federal. Considerando que
por meio da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram
implantadas e consolidadas as ações assistenciais, nos termos do Programa Nacional de
Assistência Estudantil – PNAES. Neste trabalho, buscou-se por meio de dissertação com base
em uma pesquisa empírica, quantitativa e qualitativa e pela análise documental, compreender
quais são as atribuições, competências e lutas do(a) Assistente Social neste âmbito
educacional, que difere das demais instituições públicas padronizadas. Tendo também como
objetivos deste trabalho, a demonstração da concepção do que são os Institutos Federais, e
de que forma o Assistente Social exerce seu trabalho no que concerne à garantia de acesso
e permanência dos alunos nos IFBs, à garantia da qualidade do ensino e garantia da gestão
democrática da política educacional. |
Abstract: | The present work of course conclusion entitled "Educational Policy and Professional
Work of the Social Worker at the Federal Institute of Brasilia: A look at the São Sebastião
Campus" first brings an analysis of the context of Education in Brazil with a focus on the
expansion of Vocational Education . Afterwards, the Federal Institutes of Brasilia and the
professional practice of the Social Assistants are presented as a category of struggle to
consolidate the rights provided for by the Policies of Student Assistance and Social Inclusion
of the Institutions. Making a final cut on the IFB Campus in São Sebastião through a
particular look at the experience of the compulsory internship completed at the Institution, as
well as a context of the city as a territory of the Federal District. Considering that through the
creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology were implemented
and consolidated the assistance actions, under the terms of the National Program of Student
Assistance - PNAES. In this work, a dissertation based on an empirical research, quantitative
and qualitative, and the documentary analysis, sought to understand the attributions,
competences and struggles of the Social Worker in this educational context, which differs
from other public institutions standardized. Also aiming at this work is the demonstration of
the conception of what the Federal Institutes are and how the Social Worker carries out his
work regarding the guarantee of access and permanence of the students in the IFBs, the
guarantee of the quality of education and guarantee the democratic management of
educational policy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Serviço Social
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