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Título: Política educacional e o exercício profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília : um olhar sobre o Campus de São Sebastião
Autor(es): Bastos, Djeany Thalyta dos Santos
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Ensino profissionalizante
Educação
Instituto Federal de Brasília (IFB)
Assistência estudantil
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 1-Out-2020
Referência: BASTOS, Djeany Thalyta dos Santos. Política educacional e o exercício profissional do assistente social no Instituto Federal de Brasília: um olhar sobre o Campus de São Sebastião. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Política Educacional e o Exercício Profissional do Assistente Social no Instituto Federal de Brasília: Um olhar sobre o Campus de São Sebastião” traz primeiramente uma análise do contexto da Educação no Brasil com enfoque na ampliação do Ensino Profissionalizante. Após, são apresentados os Institutos Federais de Brasília e o exercício profissional dos(a) Assistentes Sociais quanto categoria de luta em consolidação dos direitos previstos pela Política de Assistência Estudantil e Inclusão Social das Instituições. Fazendo um recorte ao fim sobre o Campus do IFB em São Sebastião por meio de um olhar particular pelo vivencia do estágio obrigatório cumprido na Instituição, bem como um contexto da cidade enquanto território do Distrito Federal. Considerando que por meio da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram implantadas e consolidadas as ações assistenciais, nos termos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Neste trabalho, buscou-se por meio de dissertação com base em uma pesquisa empírica, quantitativa e qualitativa e pela análise documental, compreender quais são as atribuições, competências e lutas do(a) Assistente Social neste âmbito educacional, que difere das demais instituições públicas padronizadas. Tendo também como objetivos deste trabalho, a demonstração da concepção do que são os Institutos Federais, e de que forma o Assistente Social exerce seu trabalho no que concerne à garantia de acesso e permanência dos alunos nos IFBs, à garantia da qualidade do ensino e garantia da gestão democrática da política educacional.
Abstract: The present work of course conclusion entitled "Educational Policy and Professional Work of the Social Worker at the Federal Institute of Brasilia: A look at the São Sebastião Campus" first brings an analysis of the context of Education in Brazil with a focus on the expansion of Vocational Education . Afterwards, the Federal Institutes of Brasilia and the professional practice of the Social Assistants are presented as a category of struggle to consolidate the rights provided for by the Policies of Student Assistance and Social Inclusion of the Institutions. Making a final cut on the IFB Campus in São Sebastião through a particular look at the experience of the compulsory internship completed at the Institution, as well as a context of the city as a territory of the Federal District. Considering that through the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology were implemented and consolidated the assistance actions, under the terms of the National Program of Student Assistance - PNAES. In this work, a dissertation based on an empirical research, quantitative and qualitative, and the documentary analysis, sought to understand the attributions, competences and struggles of the Social Worker in this educational context, which differs from other public institutions standardized. Also aiming at this work is the demonstration of the conception of what the Federal Institutes are and how the Social Worker carries out his work regarding the guarantee of access and permanence of the students in the IFBs, the guarantee of the quality of education and guarantee the democratic management of educational policy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
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