Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25547
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KendersonRodriguesSilva_tcc.pdf398,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As mudanças no processo contábil e tributário decorrentes das alterações na Lei Complementar 116/2003 promovidas pela Lei Complementar 157/2016
Autor(es): Silva, Kenderson Rodrigues
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Processo tributário
Contabilidade
Tributos
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 23-Set-2020
Referência: SILVA, Kenderson Rodrigues. As mudanças no processo contábil e tributário decorrentes das alterações na Lei Complementar 116/2003 promovidas pela Lei Complementar 157/2016. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é de competência dos Municípios e do Distrito Federal, e tem como fato gerador a prestação de serviços descritos na LC 116/2003. Com a publicação da LC 157/2016, a qual trouxe consideráveis alterações na regulamentação do ISSQN, buscou ajustar a legislação referente ao tributo à atual realidade brasileira e tentar evitar a continuidade da guerra fiscal entre municípios, fixando uma alíquota mínima de 2%. Uma mudança significativa foi que nova lei transferiu a competência para o recolhimento do ISS do município do prestador do serviço para o município do tomador do serviço, incidente nos serviços das administradoras de fundos de investimentos, de cartão de crédito ou débito; planos de saúde e financeiras de leasing. Esse trabalho teve como objetivo verificar as mudanças no processo contábil e tributário decorrentes da nova legislação. Este estudo se baseou em uma pesquisa de caráter descritivo exploratório, com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa bibliográfica. Pelo fato de ser um assunto ainda bastante recente, foram criadas situações hipotéticas de empresas que atuam nas atividades acima mencionadas, que tiveram o local de incidência do ISS alterado da sede da empresa para o local do tomador do serviço. Verificou-se que a nova legislação tornou mais complexa a apuração do ISS, aumentando os custos e controles dessas empresas, uma vez que resultou em um grande aumento de obrigações acessórias a serem cumpridas, pois terão que se relacionar com todos os fiscos municipais onde existem tomadores de seus serviços. Porém, foi observado que tal mudança descentralizou a arrecadação do ISS para outros municípios, levando a um aumento da arrecadação tributária dos municípios sedes dos clientes dessas empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.