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Título: Percepção e envolvimento dos funcionários em práticas de resposabilidade social de uma instituição financeira nacional
Autor(es): Gomes, Isaac Rocha
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Marketing social
Cultura organizacional
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: GOMES, Isaac Rocha. Percepção e envolvimento dos funcionários em práticas de resposabilidade social de uma instituição financeira nacional. 2011. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O tema Responsabilidade Social vem ganhando, nos últimos anos, especial atenção das organizações nos seus processos de gestão. Isto se deve a uma crescente demanda da sociedade quanto à participação das empresas privadas em questões sociais. Cobra-se das empresas que conciliem seus objetivos financeiros e econômicos às questões relacionadas à cidadania, ética nos negócios e preservação do meio ambiente. Paralelamente a isso crescem também as teorias que relacionam a conduta socialmente responsável com a aquisição de vantagens competitivas, utilizando a Responsabilidade Social como um instrumento de marketing agregando valor à marca nas organizações. A boa gestão da Responsabilidade Social pressupõe a integração total de toda a organização nas suas estratégias. Buscou-se com este trabalho, identificar as percepções e o envolvimento dos funcionários nas práticas e estratégias de Responsabilidade Social da organização fazendo uma comparação com suas próprias percepções a fim de identificar se funcionários e organização estão alinhados quanto a sua atuação voltada para o tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa envolvendo uma amostra de 180 funcionários de uma grande instituição financeira nacional. A etapa de aplicação dos questionários objetivou verificar a percepções e o envolvimento dos funcionários e precedeu a segunda etapa da pesquisa que compreendeu a análise de documentos públicos que relatam as percepções da organização voltadas para o tema em estudo. Dos resultados, observou-se que os funcionários conhecem e participam relativamente das atividades de Responsabilidade Social da organização. Porém, há divergências entre as percepções, causando certo distanciamento entre funcionários e organização. Uma melhor comunicação e gestão do tema Responsabilidade Social na organização proporcionaria uma participação mais efetiva de seus funcionários, tornando-os assim, fontes de divulgação da atuação da empresa para seus clientes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2552
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