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dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorGomes, Isaac Rocha-
dc.identifier.citationGOMES, Isaac Rocha. Percepção e envolvimento dos funcionários em práticas de resposabilidade social de uma instituição financeira nacional. 2011. 60 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractO tema Responsabilidade Social vem ganhando, nos últimos anos, especial atenção das organizações nos seus processos de gestão. Isto se deve a uma crescente demanda da sociedade quanto à participação das empresas privadas em questões sociais. Cobra-se das empresas que conciliem seus objetivos financeiros e econômicos às questões relacionadas à cidadania, ética nos negócios e preservação do meio ambiente. Paralelamente a isso crescem também as teorias que relacionam a conduta socialmente responsável com a aquisição de vantagens competitivas, utilizando a Responsabilidade Social como um instrumento de marketing agregando valor à marca nas organizações. A boa gestão da Responsabilidade Social pressupõe a integração total de toda a organização nas suas estratégias. Buscou-se com este trabalho, identificar as percepções e o envolvimento dos funcionários nas práticas e estratégias de Responsabilidade Social da organização fazendo uma comparação com suas próprias percepções a fim de identificar se funcionários e organização estão alinhados quanto a sua atuação voltada para o tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa envolvendo uma amostra de 180 funcionários de uma grande instituição financeira nacional. A etapa de aplicação dos questionários objetivou verificar a percepções e o envolvimento dos funcionários e precedeu a segunda etapa da pesquisa que compreendeu a análise de documentos públicos que relatam as percepções da organização voltadas para o tema em estudo. Dos resultados, observou-se que os funcionários conhecem e participam relativamente das atividades de Responsabilidade Social da organização. Porém, há divergências entre as percepções, causando certo distanciamento entre funcionários e organização. Uma melhor comunicação e gestão do tema Responsabilidade Social na organização proporcionaria uma participação mais efetiva de seus funcionários, tornando-os assim, fontes de divulgação da atuação da empresa para seus clientes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresaen
dc.subject.keywordMarketing socialen
dc.subject.keywordCultura organizacionalen
dc.titlePercepção e envolvimento dos funcionários em práticas de resposabilidade social de uma instituição financeira nacionalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-01-20T19:23:43Z-
dc.date.available2012-01-20T19:23:43Z-
dc.date.issued2012-01-20T19:23:43Z-
dc.date.submitted2011-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2552-
dc.language.isoPortuguêsen
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