Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JoseCarlosRodriguesAlvim.pdf217,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Liderança e satisfação : o efeito do estilo de liderança na satisfação dos liderados de uma divisão da diretoria de tecnologia de uma instituição pública financeira
Autor(es): Alvim, José Carlos Rodrigues
Orientador(es): Damasceno, Alice
Assunto: Liderança
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Instituições financeiras
Data de apresentação: 29-Abr-2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: ALVIM, José Carlos Rodrigues. Liderança e satisfação: o efeito do estilo de liderança na satisfação dos liderados de uma divisão da diretoria de tecnologia de uma instituição pública financeira. 2011. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A pesquisa teve por objetivo identificar, a partir da percepção dos colaboradores da Divisão da Diretoria de Tecnologia de uma instituição pública financeira, de que maneira o efeito do estilo de liderança é verificado na satisfação dos liderados. O referencial teórico discutiu os conceitos e teorias relacionados à satisfação no trabalho/motivação e liderança. A pesquisa contou com a participação de 120 colaboradores e os instrumentos utilizados foram a Escala de Satisfação de Trabalho (EST) e a Escala de Avaliação de Estilos Gerenciais (EAEG). Em relação aos resultados obtidos, o maior grau de satisfação foi em relação aos colegas de trabalho e o menor grau foi em relação às promoções. Quanto ao estilo gerencial dos líderes pesquisados verificou-se o efeito do estilo de liderança na satisfação dos liderados especialmente nas dimensões ’Satisfação com a chefia’ e ‘Promoções’.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons