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2020_JulianaFigueiredoDeOliveiraGomes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)706,08 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCunha Filho, Márcio-
dc.contributor.authorGomes, Juliana Figueiredo de Oliveira-
dc.identifier.citationGOMES, Juliana Figueiredo de Oliveira. A nova rotulagem nutricional da ANVISA e a influência no comportamento dos consumidores. 2020. 42 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA racionalidade humana falha. O novo campo de estudos da psicologia comportamental tem demonstrado que erramos sistematicamente diante de escolhas difíceis e muitas vezes nos apoiamos no pensamento rápido e intuitivo, desconsiderando uma reflexão ponderada. Esses achados remetem à legitimidade da atuação estatal que direcione comportamentos em direção a escolhas melhores. Ao eleger alimentos em um supermercado, dedicamos pouca ou nenhuma atenção a tradicional tabela nutricional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) propôs uma alteração na rotulagem nutricional visando mais eficiência ao transmitir informações claras e objetivas aos consumidores em prol da saúde pública. Como arquiteta de escolhas, ela pretende criar um nudge que direcione as pessoas a escolhas mais saudáveis e vidas longevas. A presente monografia avalia os modelos propostos e a justiça social aplicada a este caso concreto, a partir da revisão de literatura pertinente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRótulospt_BR
dc.subject.keywordNudgespt_BR
dc.subject.keywordLiberdade de escolhapt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.titleA nova rotulagem nutricional da ANVISA e a influência no comportamento dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-01T22:43:49Z-
dc.date.available2020-09-01T22:43:49Z-
dc.date.submitted2020-06-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25502-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Human rationality fails. The new field of studies of behavioral psicology shows that we make systematic errors when facing difficult choices and frequently abide in our fast and intuitive way of thinking, not considering a weighted reflection. These findings refer to the legitimacy of state action that lead behavior toward better choices. When choosing food in a supermarket, we pay little or none attention to the traditional food label. The Nacional Agency of Sanitarian Vigilance (ANVISA) came up with a new food label aiming more efficiency while informing the consumers in a clear and objective way to enhance public health. As an architect of choices, she intends to create a nudge that will softly push people towards healthier choices and longer lives. This research evaluates the proposals of new food labels and the social justice applied to this real case, starting from a review of the relevant literature.pt_BR
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