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Título: A graduação em pedagogia e o aprendizado sobre deficiências e inclusão
Autor(es): Pilon, Edivania
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Professores - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: PILON, Edivania. A graduação em pedagogia e o aprendizado sobre deficiências e inclusão. 2011. 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho, vislumbrado a partir de uma vivência profissional dentro de uma Secretaria de Educação como psicóloga, propõe-se refletir sobre quais e como os conteúdos sobre a deficiência e inclusão são abordados em um curso de graduação em Pedagogia, bem como verificar a aplicabilidade destes conteúdos no cotidiano profissional das ex-alunas da graduação. Para construção de dados, utilizamos questionário e entrevista. O referencial teórico foi pautado em idéias e ideais inclusivos, tendo Mantoan (2006) como uma das autoras mais significativas. Os resultados, apontaram entre outras coisas, para a importância de revisão do currículo da graduação de Pedagogia e das metodologias de ensino dos professores que trabalham com as disciplinas relacionadas à inclusão e deficiência. Os resultados mostraram que as alunas reconhecem os professores como profissionais capazes de mediar o conhecimento sobre as temáticas inclusão e deficiência, no entanto, essa mediação acontece no nível do teórico, com pouca vinculação prática. Dessa forma, as participantes sugeriram que as disciplinas que tratam a inclusão devem aliar, teoria e prática, já que elas entendem, também, que há uma necessidade urgente de formação constante dos profissionais envolvidos no trabalho com pessoas com necessidades educacionais especiais, especialmente, dos professores.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2549
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