Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Pilon, Edivania | - |
dc.identifier.citation | PILON, Edivania. A graduação em pedagogia e o aprendizado sobre deficiências e inclusão. 2011. 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho, vislumbrado a partir de uma vivência profissional dentro de uma Secretaria de Educação como psicóloga, propõe-se refletir sobre quais e como os conteúdos sobre a deficiência e inclusão são abordados em um curso de graduação em Pedagogia, bem como verificar a aplicabilidade destes conteúdos no cotidiano profissional das ex-alunas da graduação. Para construção de dados, utilizamos questionário e entrevista. O referencial teórico foi pautado em idéias e ideais inclusivos, tendo Mantoan (2006) como uma das autoras mais significativas. Os resultados, apontaram entre outras coisas, para a importância de revisão do currículo da graduação de Pedagogia e das metodologias de ensino dos professores que trabalham com as disciplinas relacionadas à inclusão e deficiência. Os resultados mostraram que as alunas reconhecem os professores como profissionais capazes de mediar o conhecimento sobre as temáticas inclusão e deficiência, no entanto, essa mediação acontece no nível do teórico, com pouca vinculação prática. Dessa forma, as participantes sugeriram que as disciplinas que tratam a inclusão devem aliar, teoria e prática, já que elas entendem, também, que há uma necessidade urgente de formação constante dos profissionais envolvidos no trabalho com pessoas com necessidades educacionais especiais, especialmente, dos professores. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | A graduação em pedagogia e o aprendizado sobre deficiências e inclusão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-20T15:31:45Z | - |
dc.date.available | 2012-01-20T15:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-20T15:31:45Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2549 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2549 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|