Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EstefaneHelenDeOliveiraNascimento_tcc.pdf971,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Movimentos sociais e partidos políticos : um debate sobre a aliança entre o MTST e o PSOL nas eleições presidenciais de 2018
Autor(es): Nascimento, Estéfane Helen de Oliveira
Orientador(es): Von Bülow, Marisa
Assunto: Movimentos sociais
Partidos políticos
Eleições
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 24-Ago-2020
Referência: NASCIMENTO, Estéfane Helen de Oliveira. Movimentos sociais e partidos políticos: um debate sobre a aliança entre o MTST e o PSOL nas eleições presidenciais de 2018. 2018. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca contribuir para o debate teórico sobre a relação dos movimentos sociais com os partidos políticos, a partir do estudo de caso sobre a candidatura do coordenador do MTST, Guilherme Boulos, pelo PSOL, nas eleições presidenciais de 2018. Para isso, primeiramente, foi realizado um debate teórico sobre os conceitos de movimentos sociais, partidos políticos, identidade coletiva e identidade partidária. Em seguida, foi traçada a trajetória dos movimentos e partidos na história política brasileira, com intuito de verificar as principais tensões na relação entre ambas as organizações. Foi realizada, também, uma análise de conteúdo das publicações das páginas do Facebook do MTST, PSOL, Guilherme Boulos e Mídia Ninja e três entrevistas semiestruturadas, a fim de entender as motivações para a aliança. Por fim, concluiu-se que a aliança entre ambas as organizações rompe com a idéia de que os movimentos sociais são os atores mais fracos na relação com os partidos políticos.
Abstract: The present study aims to contribute to the debate about the relationship between social movements and political parties. It presents a case study of the 2018 Presidential candidacy of the MTST coordinator, Guilherme Boulos. This case study is based on a theoretical debate about the definition of key concepts: of social movements, political parties, collective identity and party identification. It also presents an analysis of the trajectory of social movements and political parties in Brazilian political history, in order to verify the main conflicts between both types of organizations. A content analysis of MTST, PSOL, Guilherme Boulos and Mídia Ninja’s Facebook pages was made, as well as three semi-structured interviews to understand the alliance’s motivations. In conclusion, the relationship between MTST and PSOL breaks with the idea those social movements are the weakest actors in the relationship with political parties.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.