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Título: A relação entre Banco Central do Brasil e o Poder Legislativo : como ocorre a prestação de contas
Autor(es): Oliveira, Natália Sieiro
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Banco Central do Brasil
Accountability
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 20-Ago-2020
Referência: OLIVEIRA, Natália Sieiro. A relação entre Banco Central do Brasil e o Poder Legislativo: como ocorre a prestação de contas. 2018. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa analisar como ocorre a prestação de contas do Banco Central do Brasil perante o Poder Legislativo, além de quão transparente a entidade é em sua tomada de decisão diante desse Poder, através de três aspectos principais. O primeiro deles versa sobre a CPI dos Bancos, encerrada em 1999, e quais ações foram tomadas em prol do aumento da prestação de contas do BACEN, e se essas foram profícuas ou não; o segundo aspecto trata do cumprimento do art. 9 § 5o da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que ocorrerão reuniões presenciais com o Presidente do Banco Central e o Parlamento em até noventa dias findo o semestre, para prestação de contas das políticas monetária, creditícia e cambial. Nesse sentido, também foi realizada análise de conteúdo das atas e notas taquigráficas das reuniões que ocorreram em cumprimento desse dispositivo, para assim avaliar, através da qualidade dos discursos dos parlamentares, se essas reuniões têm sido profícuas ou não; o terceiro e último aspecto versa sobre como ocorre a accountability perante o parlamento dos seguintes Bancos Centrais, tidos como mais transparentes do mundo em 2010: i. Riksbank Sueco; ii. Banco de Reservas da Nova Zelândia; iii. Banco Central da Hungria; iv. Banco Nacional da República Checa; v. Banco Central da Inglaterra; vi. Banco Central de Israel. E, a partir dessa análise, comparar a prestação de contas perante o Poder Legislativo desses órgãos com o do Brasil, e, assim, sugerir meios de tornar a accountability nesse país mais eficiente.
Abstract: The following article aims at how the Central Bank of Brazil accounts for the Legislative Power, and how transparent it is, in the taking of decisions before this Power, and its three main aspects. The first of them adresses about the Parliamentary Commission of Inquiry -PCI of Banks, concluded in 1999, and measures taken about the accountability of BACEN, and if they were fruitful or not. The second one adresses the fulfillment of art. 9 º § 5o of the Fiscal Responsibility Law, that says, meetings between the President of the Central Bank and the Parlament must happen in up to ninety days after the end of the semester, to be accountable for the monetary, credit and stock policy. Seen in this terms, it also took place the analyses of the content in the records of the meetings that took place in the compliance of the law, to evaluate through the congressmen speaches if the meeting have been productive or not. Third and last adresses about the accountability of the Central Banks - considered the most transparent, financially wise in 2010 - following countries: Sweden, New Zealand, Hungary, Czech, Englad and Israel before the Legislative Power. From this analysis, we can compare the accountability before the Legislative Power, from all the other Central Banks and Brazil, therefore, recommend new ways to make the accountability of Brazil more efficient.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
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