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Título: A obrigatoriedade do voto no sistema eleitoral brasileiro : prováveis efeitos nos resultados eleitorais
Autor(es): Brandão, Alex Araújo
Orientador(es): Souza, Juarez de
Assunto: Voto
Democracia
Sufrágio
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 19-Ago-2020
Referência: BRANDÃO, Alex Araújo. A obrigatoriedade do voto no sistema eleitoral brasileiro: prováveis efeitos nos resultados eleitorais. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é debater prováveis efeitos nos resultados eleitorais brasileiros, caso o voto facultativo fosse implementado no Brasil, levando em consideração exemplos de casos consolidados de democracias com voto facultativo, como os Estados Unidos da América, a Alemanha, e um caso recente, o Chile. Esta pesquisa trabalhou com dados quantitativos, com estatística descritiva, e uma análise qualitativa desses dados. Além do comparecimento eleitoral e absenteísmo, trata de questões como cidadania, sufrágio, representatividade, democracia e voto obrigatório. Conclui-se que, pelos exemplos analisados e pelo compromisso do eleitor brasileiro com o voto, é provável que tenhamos elevado índice de absenteísmo caso o voto facultativo venha a ser implantado no sistema eleitoral brasileiro. Os candidatos eleitos são aqueles que recebem a maioria dos "votos válidos". Esta regra exclui os “ausentes, os votos em branco e nulos". Daqui resulta que o primeiro e maior impacto nos resultados eleitorais poderia ser uma diminuição da legitimidade dos representantes eleitos. Outro impacto nos resultados eleitorais poderia ser o aumento do absenteísmo dos eleitores que possuem menor nível de escolaridade, renda e que vivem na periferia das áreas metropolitanas ou rurais. Eleitores de lugares de melhor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH costumam comparecer mais às eleições. Esse impacto pode beneficiar candidatos da direita ou candidatos da esquerda - dependendo das preferências reveladas em “pesquisas eleitorais anteriores” - que tem variado de eleições a eleições no Brasil. Em suma, o principal resultado político de uma regra de voto facultativo no Brasil poderia ser um aumento no déficit democrático em seu já debilitado modelo representativo.
Abstract: The objective of this study is to discuss probable results on the Brazilian electoral processes, if a facultative voting rule were implemented in Brazil. To do so, it looks for the examples of United States of America, Germany, and the recent case of Chile. This survey worked, also, with quantitative data, descriptive statistics, and qualitative analysis of these data. In addition to electoral attendance and absenteeism, it deals with issues such as citizenship, electoral suffrage, representativeness, democracy and mandatory voting. In conclusion and taking into account the relationship of Brazilian voters and their attendance, it is probable that an increase in the absenteeism index would happen if a facultative voting rule were implemented in the Brazilian electoral system. The elected candidates are those who receive the majority of the “valid votes”. This rule excludes the “absentees, blank and invalid votes”. It follows that the first and major impact on the electoral results could be a decrease on the legitimacy of the elected representatives. Another impact on the electoral results could be an increase in absenteeism of voters who have lower level of education, income and live in the periphery of metropolitan or rural areas. Voters from places whit better Human Development Index – HDI seem to attend more on elections. This impact could benefit either candidates from the right or candidates from the left – depending upon the revealed preferences on “previous electoral surveys, polls” - which have varied from elections to elections in Brazil. To sum up, the major political result of a facultative voting rule in Brazil could be a rise in the democracy deficit of its already weak representative model.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.25408
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