Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2540
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CintiaPatriciadeAraujoOliveiraGarciaLeal.pdf2,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Enduro eqüestre adaptado, um espaço de inclusão
Autor(es): Leal, Cíntia Patrícia de Araújo Oliveira Garcia
Orientador(es): Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira
Assunto: Inclusão social
Equoterapia
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: LEAL, Cíntia Patrícia de Araújo Oliveira Garcia. Enduro eqüestre adaptado, um espaço de inclusão. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: A proposta deste trabalho é mostrar que a equoterapia e a participação dos praticantes nas provas do Enduro Eqüestre Adaptado podem auxiliar na inclusão social e escolar das crianças com deficiência e ou necessidades especiais. A criança com deficiência e ou necessidades especiais, na equoterapia têm a oportunidade de ser atendida ao mesmo tempo por profissionais das áreas de educação, saúde e equitação, além do contato com a natureza e com um animal que apesar de ser de grande porte é muito dócil. O Enduro Eqüestre Adaptado é uma iniciativa inédita mundialmente, é um novo espaço de inclusão em que as pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais superaram suas dificuldades e limites, compartilhando de momentos integradores durante todas as etapas, desde a preparação até o dia da competição. Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos pais, praticantes e professores sobre a prática e participação de competições do enduro eqüestre adaptado, bem como a existência ou não de influência dessa participação no processo de inclusão. Para esta finalidade foram realizadas entrevistas com os pais, praticantes e professores responsáveis pelo atendimento equoterápico, e com isso verificou-se que a participação das crianças nas provas do Enduro trouxe benefícios aos praticantes, e aos seus familiares, favorecendo assim a inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade UAB/UnB, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2540
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons