Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolineRodriguesDoNascimento_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)454,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desperdício de alimentos em supermercados : causas, estratégias e consequências
Autor(es): Nascimento, Caroline Rodrigues do
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Desperdício de alimentos
Supermercados
Data de apresentação: 23-Nov-2018
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: NASCIMENTO, Caroline Rodrigues do. Desperdício de alimentos em supermercados: causas, estratégias e consequências. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O desperdício de alimentos se refere ao descarte de alimentos que ainda são aptos para o consumo humano, nos níveis de atacado, varejo e consumidor. O estudo tem como objetivo investigar as causas, estratégias e consequências relacionadas ao desperdício de alimentos em supermercados, pois são os principais distribuidores de alimentos no Brasil. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de um roteiro de entrevista fundamentado em estudos encontrados acerca do tema. Ao todo, foram realizadas sete entrevistas, sendo seis em supermercados de diferentes redes e uma em um hipercenter, em Águas Claras – DF. Ademais, foi feita uma análise de conteúdo para análise dos dados e três categorias foram o foco da pesquisa: causas do desperdício de alimentos, estratégias para evita-lo ou reduzi-lo e, consequências. Nos resultados, foi observado que as principais razões para o desperdício de alimentos estão relacionadas ao manuseio inadequado, a proximidade da data de validade dos produtos, falhas de temperatura e erros de previsão de demanda. Foram identificadas algumas estratégias para redução e prevenção do desperdício como utilização de softwares para previsão de demandas, treinamento de funcionários e redução de preços para aumentar vendas. Em relação às consequências, foi constatada a importância da questão econômica e social do desperdício para os supermercados. Esta pesquisa contribuiu para o aumento do arcabouço teórico do tema em Administração, além de apresentar informações para auxiliar as empresas no aprimoramento da gestão de desperdício de alimentos em supermercados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.