Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25380
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielMachadoFreitasFerreira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção orgânica sobre a ótica da economia circular : um estudo de caso dos tomates orgânicos
Autor(es): Ferreira, Gabriel Machado Freitas
Orientador(es): Leitão, Fabrício Oliveira
Assunto: Economia circular
Agricultura orgânica
Data de apresentação: 29-Jan-2020
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: FERREIRA, Gabriel Machado Freitas. A produção orgânica sobre a ótica da economia circular: um estudo de caso dos tomates orgânicos. 2020. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Dois temas de extrema relevância carecem e merecem uma melhor análise pela notória contribuição que podem trazer para a sustentabilidade, a produção orgânica (que busca a não utilização de agrotóxicos e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente) e a economia circular (conceito que vai contra o sistema que retira matéria prima, usa e descarta, conhecido com economia linear; buscando a melhor utilização de recursos naturais e redução de descartes). Destarte, o objetivo do trabalho foi analisar quais práticas têm sido adotadas no sistema produtivo de tomates orgânicos e quais as contribuições dessa para a economia circular, analisando suas inter-relações. Para isto, foi realizada uma pesquisa básica, descritiva e qualitativa, cujos procedimentos técnicos foram a revisão sistemática da literatura, seguindo o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008), e o estudo de caso. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo, conforme sugerido por Bardin (1977). Foi identificado, por meio do mapeamento dos processos de produção de tomates orgânicos e da comparação desses com o framework ReSOLVE (regenerar, compartilhar, otimizar, criar ciclos, virtualizar e trocar), que há uma relação direta desse processo com a economia circular, confirmando que, na produção de tomates orgânicos, há diversos aspectos que se aproximam de forma estreita com os postulados da economia circular.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.