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Título: Impactos da descentralização de recursos públicos na qualidade da merenda escolar
Autor(es): Silva, Lucas Hebert
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Alimentação escolar
Escolas públicas
Merenda escolar
Data de apresentação: 14-Fev-2020
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: SILVA, Lucas Hebert. Impactos da descentralização de recursos públicos na qualidade da merenda escolar. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a análise dos impactos da descentralização de recursos na qualidade da alimentação escolar fornecida aos alunos da rede pública.Foi utilizada a coleta de informações qualitativas através de dados subjetivos, além da utilização de análise documental tendo como referência processos licitatórios, editais e leis referentes à aquisição e fornecimento de alimentação escolar. Observou-se que até 1993 a destinação de recursos para a alimentação escolar era destinada de forma centralizada, onde os órgãos gestores faziam a aquisição dos gêneros alimentícios e os distribuíam para as escolas.A aquisição de merenda escolar adotada pelo estado de Minas Gerais na contemporaneidade é descentralizada, onde escolas públicas mineiras recebem recursos financeiros e de pessoal, através de leis, regulamentos, decretos e cartilhas criadas pela União e pelo próprio estado, as escolas são orientadas a elaborar editais e processos licitatórios em modalidades distintas para a aquisição de alimentação escolar de acordo com a demanda nutricional das comunidades locais.Destaca-se entre outros benefícios a redução de custos de estocagem e de distribuição, tendo em vista que tais custos e atribuições que eram de responsabilidade do Estado passaram a ser responsabilidade dos fornecedores. Observa-se ainda a melhoria na movimentação da economia local, tendo em vista a aquisição de mercaria no comércio regional e da obrigatoriedade de aquisição Agricultura Familiar. Além do exposto é perceptível a possibilidade de estudos futuros voltados a utilização de produtos orgânicos, assim como a analise de escolas da rede pública que ainda recebem merenda adquirida de forma centraliza sem levar em consideração necessidades especiais como intolerância por parte de alguns alunos a alimentos diversos.
Abstract: This work aimed to analyze the impacts of the decentralization of resources on the quality of school meals provided to public school students. The collection of qualitative information through subjective data was used, in addition to the use of documentary analysis with reference to bidding processes, notices and laws regarding the acquisition and supply of school meals. It was observed that until 1993 the allocation of resources for school meals was allocated in a centralized manner, where the management bodies made the acquisition of foodstuffs and distributed them to schools. The purchase of school lunches adopted by the state of Minas Gerais in contemporary times is decentralized, where public schools in Minas Gerais receive financial and personnel resources, through laws, regulations, decrees and booklets created by the Union and by the state itself, schools are guided to elaborate public notices and bidding processes in different modalities for the purchase of school meals according to the nutritional demand of local communities. Among other benefits, the reduction in storage and distribution costs stands out, considering that such costs and attributions that were the responsibility of the State became the responsibility of the suppliers. There is also an improvement in the movement of the local economy, in view of the acquisition of groceries in regional trade and the mandatory acquisition of Family Farming. In addition to the above, the possibility of future studies focused on the use of organic products is noticeable, as well as the analysis of public schools that still receive food acquired centrally without taking into account special needs such as intolerance by some students to different foods
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
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