Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoVitorGomesSoares_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da usabilidade de aplicativo para mobilidade urbana sustentável do Distrito Federal
Autor(es): Soares, João Vitor Gomes de Abreu Nunes
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Aplicativos de transporte individual
Bicicletas
Metodologia multicritério
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 31-Jan-2020
Data de publicação: 17-Ago-2020
Referência: SOARES, João Vitor Gomes de Abreu Nunes. Análise da usabilidade de aplicativo para mobilidade urbana sustentável do Distrito Federal. 2020. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a usabilidade de um aplicativo de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos na mobilidade urbana sustentável do Distrito Federal, na percepção dos usuários. Foram discutidos conceitos sobre mobilidade urbana, mobilidade urbana sustentável, tecnologia de aplicativos, usabilidade e benchmarking para dar suporte à temática estudada. A população e amostra desta pesquisa foi composta por 197 usuários do aplicativo na região do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de formulários tanto em formato físico como eletrônico. Para análise dos dados, foi utilizado o modelo de Análise Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), que analisa os dados qualitativos de forma quantitativa. Nisso, foi realizado brainstormings e grupos focais, onde foram definidos critérios relevantes para avaliar a usabilidade do aplicativo que são eles: plataforma/sistema, custo, segurança, intuitividade e operação. Os resultados mostraram que os critérios “plataforma/sistema” e “custo” foram os melhores avaliados pelos usuários, onde compreende-se que a proposta do aplicativo está sendo bem aceita em relação à custo/benefício do serviço oferecido. Portanto, percebe-se que a proposta do aplicativo para deslocamento apresenta-se como uma solução mais econômica e sustentável para a mobilidade urbana na região do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.