Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RodrigoAugustoTavaresdoNascimento.pdf318,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da criatividade : análise das condições para a criatividade no ambiente de trabalho de uma instituição pública federal
Autor(es): Nascimento, Rodrigo Augusto Tavares do
Orientador(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Assunto: Criatividade
Ambiente de trabalho
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: NASCIMENTO, Rodrigo Augusto Tavares do. Gestão da criatividade : análise das condições para a criatividade no ambiente de trabalho de uma instituição pública federal. 2011. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo primordial identificar as condições para criar no ambiente de trabalho na percepção de funcionários e dirigentes da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT). O tipo de pesquisa utilizada foi de natureza mista – quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa consistiu na aplicação do instrumento denominado Indicadores de Condições para Criar no Ambiente de Trabalho (ICCAT) para os funcionários da PGT, objetivando identificar a sua percepção quanto aos fatores de estímulos e barreiras à criatividade presentes no ambiente de trabalho. A pesquisa qualitativa foi composta pela aplicação de uma entrevista semi-estruturada com duas gestoras da instituição, a fim de se averiguar a percepção gerencial a respeito das condições do ambiente de trabalho que afetam a expressão da criatividade. As respostas dos funcionários apontaram que eles têm uma percepção média de não concordância com a existência de ações e estratégias organizacionais que estimulem a criatividade. Além disso, os funcionários, em média, estão em dúvida ou concordam pouco que problemas organizacionais (alta burocracia, muitos níveis hierárquicos, entre outros) afetam a expressão de sua criatividade. A pesquisa qualitativa mostrou que a percepção gerencial está de acordo com a percepção dos funcionários quanto à existência de problemas organizacionais que afetem a expressão da criatividade no ambiente de trabalho da Instituição. Entretanto, as gestoras concordam plenamente com a existência de tal barreira, enquanto os funcionários, em média, não a perceberam com forte concordância. Já o excesso de burocracia em trâmites administrativos rotineiros e a necessidade de aprovação por vários níveis hierárquicos, foram identificados como barreiras à criatividade dos funcionários da organização. Os resultados evidenciam que, apesar da PGT estar iniciando a implementação de algumas práticas para estimular à criatividade dos funcionários, esses esforços não são percebidos efetivamente pelos funcionários como uma realidade do panorama atual da organização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons