Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThiagoMilhomensdeOliveiraLopes_tcc.pdf828,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Museu, cinema e memória
Outros títulos: Uma análise do uso de museus como elemento narrativo
Autor(es): Lopes, Thiago Milhomens de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Estética
Museus
Filosofia
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 17-Ago-2020
Referência: LOPES, Thiago Milhomens de Oliveira. Museu, cinema e memória: uma análise do uso de museus como elemento narrativo . 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O seguinte trabalho vem da união de duas paixões que cultivo desde minhas mais antigas memórias, o amor por museus e cinema. Procuro nessa monografia relacionar essas duas linguagens não apenas através de signos, mas na maneira como ambas expressam a relação entre seres humanos e ideias. Cada museu é o personagem de sua própria história e através das lentes de uma câmera o espaço, o objeto e as memórias se comunicam de formas que aqueles que habitam o espaço museal muitas vezes não conseguem identificar imediatamente. Esse trabalho procura ser um atestado a pluralidade do museu, o elemento comunicativo que é o cinema e onde ambos se encontram e se afastam. Nessa monografia há um apelo a aproximação dos museus de um formato que atraia e se aproxime de uma população que tem o espaço museal como algo avesso a elas, procura explorar elementos filosóficos e históricos usados nas narrativas cinematográficas ou relacionados a elas e que através da mídia fílmica, levam museus e sua filosofia a muitos que não poderiam ou nem saberiam, da existência desses espaços e o quão plurais eles podem ser.
Abstract: The following work comes from the union of two passions that I cultivate from my earliest memories, the love of museums and cinema. I seek in this thesis to relate these two languages not only through signs, but in the way in which both express the relationship between human beings and ideas. Each museum is the character of its own history, and through the lens of a camera the space, object, and memories communicate in ways that those inhabiting of the museum space often cannot immediately identify. This work seeks to attest to the plurality of the museum, the communicative element that is the cinema and where both meet and depart. In this monograph there is an appeal to approach museums in a format that attracts and approaches a population that has the museum space as something averse to them, seeks to explore philosophical and historical elements used in or related to film narratives and that through the cinematographic media, bring museums and their philosophy to many who could not or would not know about the existence of these spaces and how plural they might be.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.