Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Lopes, Thiago Milhomens de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Thiago Milhomens de Oliveira. Museu, cinema e memória: uma análise do uso de museus como elemento narrativo . 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho vem da união de duas paixões que cultivo desde minhas mais
antigas memórias, o amor por museus e cinema. Procuro nessa monografia relacionar
essas duas linguagens não apenas através de signos, mas na maneira como ambas
expressam a relação entre seres humanos e ideias. Cada museu é o personagem de
sua própria história e através das lentes de uma câmera o espaço, o objeto e as
memórias se comunicam de formas que aqueles que habitam o espaço museal muitas
vezes não conseguem identificar imediatamente. Esse trabalho procura ser um
atestado a pluralidade do museu, o elemento comunicativo que é o cinema e onde
ambos se encontram e se afastam. Nessa monografia há um apelo a aproximação
dos museus de um formato que atraia e se aproxime de uma população que tem o
espaço museal como algo avesso a elas, procura explorar elementos filosóficos e
históricos usados nas narrativas cinematográficas ou relacionados a elas e que
através da mídia fílmica, levam museus e sua filosofia a muitos que não poderiam ou
nem saberiam, da existência desses espaços e o quão plurais eles podem ser. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.title | Museu, cinema e memória | pt_BR |
dc.title.alternative | Uma análise do uso de museus como elemento narrativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-17T19:44:44Z | - |
dc.date.available | 2020-08-17T19:44:44Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25350 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following work comes from the union of two passions that I cultivate from my
earliest memories, the love of museums and cinema. I seek in this thesis to relate these
two languages not only through signs, but in the way in which both express the
relationship between human beings and ideas. Each museum is the character of its
own history, and through the lens of a camera the space, object, and memories
communicate in ways that those inhabiting of the museum space often cannot
immediately identify. This work seeks to attest to the plurality of the museum, the
communicative element that is the cinema and where both meet and depart. In this
monograph there is an appeal to approach museums in a format that attracts and
approaches a population that has the museum space as something averse to them,
seeks to explore philosophical and historical elements used in or related to film
narratives and that through the cinematographic media, bring museums and their
philosophy to many who could not or would not know about the existence of these
spaces and how plural they might be. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|