Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JosueFerreiraDias.pdf714,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação e satisfação no trabalho : pesquisa na carreira de políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Josué Ferreira
Orientador(es): Depieri, Magdalena Anunciatto
Assunto: Motivação no trabalho
Satisfação no trabalho
Servidores públicos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: DIAS, Josué Ferreira. Motivação e satisfação no trabalho: pesquisa na carreira de políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal. 2011. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa buscou demonstrar o estado de motivação e satisfação dos servidores lotados na Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal, especificamente da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Além de uma pesquisa teórica e significativa em torno dos conceitos principais que tratam dessas duas variáveis, foram aplicados dois questionários: O Inventário da Motivação e Significado do Trabalho – IMST e a Escala de Satisfação no Trabalho – EST. O primeiro, para cálculo dos atributos valorativos, expectativas, atributos descritivos e intrumentalidade - bastante extenso e de difícil aplicação e análise. O segundo, que indica o quanto determinada pessoa se sente satisfeita ou insatisfeita com apectos relacionados ao trabalho Os fatores do IMST que apresentaram maiores e menores médias, respectivamente foram Bem-estar e Desgaste e Desumanização. Já a EST verificou que os servidores da amostra estão satisfeitos com os colegas de trabalho e com a Chefia. A conclusão a que se chega é que as demandas dos empregados são inicialmente focadas no respeito como pessoa e no intento de se encontrar conveniências para que suas necessidades e objetivos sejam atendidos através do próprio trabalho. Dessa forma, sempre surgirão novas necessidades a serem satisfeitas e serão necessários novos estímulos para a motivação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.