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Título: ISO 26000 : uma análise a respeito de sua aplicabilidade
Autor(es): Ribeiro, Eduardo Souza
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: ISO 26000
Responsabilidade social
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: RIBEIRO, Eduardo Souza. ISO 26000: uma análise a respeito de sua aplicabilidade. 2011. 87 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Responsabilidade social é uma demanda real das partes interessadas, portanto, conhecer e entender os documentos que normatizam esse assunto tornou-se praticamente uma obrigação para as organizações, principalmente para aquelas que exercem o comércio externo. Porém, o grande número de normas a respeito desse tema acabou gerando conflitos de interesses, nesse sentido a Internacional Organization for Standardization (ISO) propôs a criação de uma norma que oferecesse diretrizes sobre responsabilidade social, no intuito, de minimizar esses problemas. Em dezembro de 2010 a norma é publicada, porém são poucos os trabalhos acadêmicos que tratam a respeito da mesma, e os que tratam em sua maioria antecedem a sua publicação. Portanto, o presente trabalho tem dentre os objetivos específicos: analisar algumas das normas de responsabilidade social: AA1000, SA8000 e a NBR 16001 com a finalidade de verificar se a ISO 26000 evoluiu ou não a partir dessas e comparar o instrumento de avaliação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento com as ações e expectativas esperadas pela ISO 26000, para assim chegar ao objetivo geral desse trabalho que é: verificar se uma empresa agraciada com o PNQS aos atender os requisitos da premiação, atende também as ações e expectativas pela ISO 26000. Para isso foram analisados documentos (procedimentos, site, editais e etc), balanço social e o relatório de gestão da Caesb, além de entrevista com a responsável pela elaboração do referido relatório a fim de subsidiar o estudo de caso e análise de conteúdo. Os resultados foram que a ISO 26000 apresenta em sua maioria características tratadas pelas normas analisadas, o grande diferencial dessa em relação às demais normas é que essa não é certificável e que o seu intuito é guiar as organizações no caminho da responsabilidade social. Outro resultado é que a organização que tenha um sistema de gestão pautado pela qualidade conforme o proposto pela ABES com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento atende a várias ações e expectativas desejadas pela ISO 26000. Sendo assim, a ISO 26000 permitirá há muitas organizações terem o primeiro contato com a responsabilidade social, mas para isso deve haver uma maior divulgação e debates a respeito da mesma, pois falar em responsabilidade social é mais do que moderno é uma necessidade real.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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