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Título: Os impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambiente
Autor(es): Rehbein, Divo Alejandro
Orientador(es): Resende Filho, Moisés de Andrade
Assunto: Mobilidade urbana
Sustentabilidade urbana
Transporte urbano
Meio ambiente
Expansão urbana
Data de apresentação: 19-Jul-2019
Data de publicação: 3-Ago-2020
Referência: REHBEIN, Divo Alejandro. Os impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambiente. 2019. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Com base em Camagni (2002), estimou-se o impacto das formas de expansão das Regiões Administrativas no custo de mobilidade no meio ambiente no Distrito Federal (DF), medido enquanto Índice de Impacto da Mobilidade. Estimativas mínimos quadrados ordinários e ponderados com inferência robusta para heterocedasticidade de um modelo de regressão com dados das 31 Regiões Administrativas do DF em 2015, indicam que maior distância do Plano Piloto, menor densidade populacional e menor razão entre empregos e residentes aumentam, ceteris paribus, o custo da mobilidade no meio ambiente. As estimativas também indicam que cidades satélites surgidas a partir de invasão, doação de lotes ou assentamento de favelas, ceteris paribus, têm maior custo da mobilidade no meio ambiente, ou seja, consomem mais meios de transporte motorizados e, consequentemente, geram maior custo ambiental.
Abstract: Based on Camagni (2002), I estimated the impact of the expansion forms of the Administrative Regions on the cost of mobility on the environment in the Federal District (DF), as measured by the Mobility Impact Index. Linear regression ordinary and weighted least squares estimates with heteroskedasticity-robust inference with data from the 31 DF´s Administrative Regions in 2015 indicate that greater distance from “Plano Piloto”, lower population density and lower jobs to resident ratio, ceteris paribus, increase the cost of mobility on the environment. Estimates also indicate that satellite cities that emerged from either land invasion or donation or slum settlement, ceteris paribus, have higher cost of mobility on the environment, i.e., consume more motorized transportation and, thus, create greater environmental costs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.
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