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dc.contributor.advisorResende Filho, Moisés de Andrade-
dc.contributor.authorRehbein, Divo Alejandro-
dc.identifier.citationREHBEIN, Divo Alejandro. Os impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambiente. 2019. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractCom base em Camagni (2002), estimou-se o impacto das formas de expansão das Regiões Administrativas no custo de mobilidade no meio ambiente no Distrito Federal (DF), medido enquanto Índice de Impacto da Mobilidade. Estimativas mínimos quadrados ordinários e ponderados com inferência robusta para heterocedasticidade de um modelo de regressão com dados das 31 Regiões Administrativas do DF em 2015, indicam que maior distância do Plano Piloto, menor densidade populacional e menor razão entre empregos e residentes aumentam, ceteris paribus, o custo da mobilidade no meio ambiente. As estimativas também indicam que cidades satélites surgidas a partir de invasão, doação de lotes ou assentamento de favelas, ceteris paribus, têm maior custo da mobilidade no meio ambiente, ou seja, consomem mais meios de transporte motorizados e, consequentemente, geram maior custo ambiental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordExpansão urbanapt_BR
dc.titleOs impactos das formas de expansão das regiões administrativas do Distrito Federal na mobilidade e no meio ambientept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T19:19:34Z-
dc.date.available2020-08-03T19:19:34Z-
dc.date.submitted2019-07-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25327-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on Camagni (2002), I estimated the impact of the expansion forms of the Administrative Regions on the cost of mobility on the environment in the Federal District (DF), as measured by the Mobility Impact Index. Linear regression ordinary and weighted least squares estimates with heteroskedasticity-robust inference with data from the 31 DF´s Administrative Regions in 2015 indicate that greater distance from “Plano Piloto”, lower population density and lower jobs to resident ratio, ceteris paribus, increase the cost of mobility on the environment. Estimates also indicate that satellite cities that emerged from either land invasion or donation or slum settlement, ceteris paribus, have higher cost of mobility on the environment, i.e., consume more motorized transportation and, thus, create greater environmental costs.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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