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Título: Informação, interação família-escola e qualidade de ensino nas escolas públicas brasileiras : um estudo comparativo entre Brasil e Paquistão
Autor(es): Coitinho, Renato Costa
Orientador(es): Lehmann, Michael Christian
Assunto: Acesso à informação
Interação - aluno/família/escola
Família e escola
Escolas públicas
Qualidade (Educação)
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 3-Ago-2020
Referência: COITINHO, Renato Costa. Informação, interação família-escola e qualidade de ensino nas escolas públicas brasileiras: um estudo comparativo entre Brasil e Paquistão. 2018. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os ganhos de qualidade associados a um maior acesso à informação sobre o desempenho de escolas são bem documentados na esfera mundial, mas seus efeitos e determinantes são poucos explorados dentro do cenário nacional. Comparando dois estudos sobre o tema, realizados no Brasil e no Paquistão, destaco a relevância da interação família-escola, em grande parte ignorada no país, como mecanismo de ganho de qualidade para escolas públicas e introduzo um modelo teórico adaptado P-A-F de custo de qualidade de forma a capturar o efeito dessa variável. Postulo também a existência de uma elasticidade-qualidade da interação família-escola, distinta entre regiões geográficas e potencialmente fraca no Brasil, que potencializa os ganhos associados a tal interação.
Abstract: The quality returns derived from broader access to information on school performance are well documented on a global scale, but their effects and determinants have received little thought within Brazil. Through the comparison of two studies on the topic from Brazil and Pakistan, I highlight the relevance of family-school relations, largely ignored at the national level, as a mechanism of quality improvement for public schools and introduce a theoretical P-A-F cost-of-quality model in order to capture its behavior. I also postulate the existence of a quality elasticity of family-school relations, distinct between geographical regions and potentially feeble in Brazil, which empowers the positive returns derived from these relations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018.
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