Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lehmann, Michael Christian | - |
dc.contributor.author | Coitinho, Renato Costa | - |
dc.identifier.citation | COITINHO, Renato Costa. Informação, interação família-escola e qualidade de ensino nas escolas públicas brasileiras: um estudo comparativo entre Brasil e Paquistão. 2018. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os ganhos de qualidade associados a um maior acesso à informação sobre o desempenho de escolas são bem documentados na esfera mundial, mas seus efeitos e determinantes são poucos explorados dentro do cenário nacional. Comparando dois estudos sobre o tema, realizados no Brasil e no Paquistão, destaco a relevância da interação família-escola, em grande parte ignorada no país, como mecanismo de ganho de qualidade para escolas públicas e introduzo um modelo teórico adaptado P-A-F de custo de qualidade de forma a capturar o efeito dessa variável. Postulo também a existência de uma elasticidade-qualidade da interação família-escola, distinta entre regiões geográficas e potencialmente fraca no Brasil, que potencializa os ganhos associados a tal interação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação - aluno/família/escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade (Educação) | pt_BR |
dc.title | Informação, interação família-escola e qualidade de ensino nas escolas públicas brasileiras : um estudo comparativo entre Brasil e Paquistão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-08-03T13:33:06Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03T13:33:06Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25317 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The quality returns derived from broader access to information on school performance are well documented on a global scale, but their effects and determinants have received little thought within Brazil. Through the comparison of two studies on the topic from Brazil and Pakistan, I highlight the relevance of family-school relations, largely ignored at the national level, as a mechanism of quality improvement for public schools and introduce a theoretical P-A-F cost-of-quality model in order to capture its behavior. I also postulate the existence of a quality elasticity of family-school relations, distinct between geographical regions and potentially feeble in Brazil, which empowers the positive returns derived from these relations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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