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2019_JuliaNamieMaiaPintoIshihara_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,75 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFrazão, Ana de Oliveira-
dc.contributor.authorIshihara, Júlia Namie Maia Pinto-
dc.identifier.citationISHIHARA, Júlia Namie Maia Pinto. Concorrência e mercados digitais: (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitruste. 2019. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.pt_BR
dc.description.abstractCom o presente trabalho, explora-se como a economia comportamental pode contribuir para a análise concorrencial dos novos mercados digitais. Em um primeiro momento, expõe-se as distorções causadas pela adoção da rational choice theory no antitruste, muitas vezes de forma acrítica, com enfoque no comportamento de consumidores. Ademais, intenta-se verificar em que medida os resultados de estudos da economia comportamental podem ser utilizados para prever e descrever o comportamento consumerista de forma mais realista. Em um segundo momento, volta-se às características específicas do mercado digital – como preço zero, plataformas multilaterais e mercados de atenção – explorando as inadequações das ferramentas do antitruste atual frente à era da Internet. Nesse ponto, descreve-se como os vieses comportamentais são essenciais à dinâmica competitiva digital, sendo, inclusive, extensamente explorados pelos próprios modelos de negócios online. Em um terceiro momento, diante dessas considerações, pretende-se perquirir de que forma específica os insights da economia comportamental podem ser incorporados à análise concorrencial da economia digital, tornando-a mais adequada e realista. Nesse sentido, faz-se uma sugestão de uma nova abordagem, centrada no real comportamento dos usuários, de delimitação do mercado relevante e de análise do poder de mercado na economia digital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito de concorrênciapt_BR
dc.subject.keywordEconomia comportamentalpt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.titleConcorrência e mercados digitais : (ir)racionalidade dos usuários e desafios à análise antitrustept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T11:05:15Z-
dc.date.available2020-08-03T11:05:15Z-
dc.date.submitted2019-11-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25314-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This final paper explores how behavioral economics can contribute to the antitrust analysis of new digital markets. At first, we expose the distortions caused by the adoption of the rational choice theory in competition law, often uncritically, focusing on consumer behavior. Furthermore, we intend to verify to what extent the results of behavioral economics studies can be used to predict and describe consumer behavior more realistically. Secondly, we address the specific characteristics of the digital market – such as zero price, multilateral platforms and attention markets – exploring the inadequacies of current antitrust tools in the face of the Internet age. At this point, we describe how behavioral biases are essential to the competitive dynamics of the digital markets, and are even extensively explored by online business models themselves. Thirdly, in view of these considerations, we inquire how the insights of behavioral economics can be incorporated into the antitrust analysis of the digital economy, making it more appropriate and realistic. In this sense, we suggest a new approach, focused on the real behavior of users, to the delimitation of relevant markets and to the analysis of market power in the digital economy.pt_BR
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