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Título: Marketing de relacionamento : comparação entre clientes de grandes grupos varejistas e empresas de pequeno e médio porte
Autor(es): Ribeiro, Ilo Moreira
Orientador(es): Oliveira, Késia Rozzett
Assunto: Marketing de relacionamento
Clientes - relacionamento
Satisfação do consumidor
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 19-Jan-2012
Referência: RIBEIRO, Ilo Moreira. Marketing de relacionamento: comparação entre clientes de grandes grupos varejistas e empresas de pequeno e médio porte. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Na visão moderna, marketing nada mais é do que captar e manter clientes. No hiato que compreende estas duas tarefas surge o marketing de relacionamento. Esta obra traz como objetivo principal verificar as diferenças relacionais entre clientes e empresas de portes distintos e compará-las de modo a trazer uma conclusão clara e concisa. Os resultados obtidos ao fim desta monografia apresentam a percepção de mais de duzentos pesquisados. Clientes simultâneos de grandes empresas e de e de empresas de micro e pequeno porte responderam ao questionário que avaliou comparativamente as respostas trazendo uma significativa reflexão sobre o relacionamento destes clientes com grandes empresas e empresas de pequeno e médio porte. Quanto ao método esta pesquisa é de corte transversal, descritiva de natureza quantitativa. Neste trabalho ainda discute-se os principais conceitos de marketing, mitos e entendimentos do constructo, os principais objetivos do marketing de relacionamento e um breve histórico do CRM. A análise dos resultados obtidos apontaram, dentre outras conclusões, que clientes de maneira geral têm maior empatia por empresas de grande porte, grandes empresas inspiram mais confiança do que MPEs e que há mais identificação do cliente com empresas de grande porte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2523
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