Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrunoKrepischiVolpe_tcc.pdf850,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo orçamentário e lei de responsabilidade fiscal : um estudo comparativo entre o Brasil e a Nova Zelândia
Autor(es): Volpe, Bruno Krepischi
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Administração pública
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Processo orçamentário
Orçamento público
Transparência pública
Data de apresentação: 5-Nov-2019
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: VOLPE, Bruno Krepischi. Processo orçamentário e lei de responsabilidade fiscal: um estudo comparativo entre o Brasil e a Nova Zelândia. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo descreve as diferenças e semelhanças entre as leis de responsabilidade fiscal do Brasil e da Nova Zelândia. Essa investigação se justifica pelo embasamento das normas orçamentárias brasileiras nas normas neozelandesas. O International Budget Partnership desenvolveu o Índice de Orçamento Aberto, este classifica os países quanto ao grau de transparência em seus respectivos orçamentos. Em todas as edições até o presente momento, o Brasil nunca conseguiu alcançar o grupo de destaque. Enquanto isso, a Nova Zelândia lidera o ranking, e é pertencente ao grupo mencionado em todas as edições. A comparação foi realizada principalmente por meio da observação de dados secundários em sítios oficiais. De acordo com a análise, os países apresentam inúmeras diferenças, entre elas, a vigência do ano fiscal, a forma de aprovação do orçamento, o número de habitantes, entre outros. Por outro lado, os países demonstram que os estágios do ciclo orçamentário são parecidos e os órgãos envolvidos são semelhantes. No entanto, observa-se que tais divergências não impossibilitam a transformação do processo orçamentário brasileiro em um processo mais eficiente. Conclui-se que medidas como o aprimoramento dos instrumentos de transparência, atualização periódica do Plano Plurianual e cumprimento dos prazos estipulados no processo orçamentário são de grande importância para que resultados sejam mais significativos para a administração pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.