Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Sílvia Maria Ferreira | - |
dc.contributor.author | Gama, Victoria Miranda da | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Victoria Miranda da. Territorializar a academia: a organização política indígena e a conquista da Maloca UnB. 2018. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente investigação etnográfica propõe-se a refletir sobre a inserção dos estudantes
indígenas na Universidade de Brasília (UnB). Para tanto, como construção teórica serão
mobilizados os conceitos de interculturalidade e territorialidade. Além disso, os argumentos
também foram tecidos mediante o debate a respeito das Ações Afirmativas, inaugurado na
década de 90, no Brasil. Como ponto de partida analítico, a Associação dos Acadêmicos
Indígenas e o Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas (Maloca UnB) operam
como indicadores da mobilização coletiva e política indígena na universidade. Enquanto
ferramenta metodológica, a revisão documental, a observação participante e as entrevistas
abertas constituíram-se em instrumentos que subsidiaram a coleta de dados. Dito isso, interessa
investigar quais os limites ao respeito e ao reconhecimento à diversidade cultural inserida no
espaço acadêmico. Indaga-se, ainda, o que a presenças das(os) acadêmica(os) indígenas incide
na universidade? Nessa linha, quais as dinâmicas empreendidas por esses agentes no que tange
principalmente o respeito, a afirmação e a legitimação de suas identidades, epistemologias e
cosmologias? Como resultados, observa-se que a permanência desses estudantes é evidenciada
em constante ameaça. O racismo estrutural e institucional ainda é operacionalizado, revelandose em barreiras epistemológicas, relações interpessoais, atrasos financeiros e obstáculos
burocráticos. Nota-se que os avanços foram fundamentais, mas ainda há um longo caminho a
ser percorrido e entraves institucionais a serem superados. A garantia ao acesso resta como
insuficiente, uma vez que os empecilhos, referentes desde a saudade da família, à dificuldade
de encontrar uma moradia, são condicionantes e por vezes impraticáveis. Contudo, pontua-se a
importância da conquista do Vestibular Específico Indígena e da Maloca, enquanto espaço
político de territorialização, assim como da Associação dos Acadêmicos, enquanto instância
que potencializa a elaboração de estratégias, dialogando com a mobilização indígena nacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas - modelo afirmativo racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas raciais - universidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índios - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Territorializar a academia : a organização política indígena e a conquista da Maloca UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T15:35:57Z | - |
dc.date.available | 2020-07-30T15:35:57Z | - |
dc.date.submitted | 2018-03-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25209 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
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